Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

08/09/21 | Arnaldo Martins – Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

HCTP I de Franco da Rocha realiza ações de saúde

As medidas contemplaram 100% da população da unidade

A “Semana de Ações de Saúde - 2021”, realizada no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “Professor André Teixeira Lima” I de Franco da Rocha, de 12 a 21 de julho, com pacientes das unidades feminina e masculina e também com seu corpo funcional, teve foco na conscientização e adesão ao controle e tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) e participação no Programa de Combate à Obesidade. Nesta ação, ainda foram coletadas informações relevantes que propiciaram diagnóstico para doenças como HIV, sífilis e hepatite.

Estas ações de saúde tiveram o propósito de avaliar e encaminhar para atendimento secundário os pacientes com hipóteses diagnósticas diversas, reconhecimento de situações que requerem urgência no tratamento e coleta de informações para assistência, promoção, prevenção e controle de doenças crônicas.

Os atendimentos envolveram 100% da população do HCTP I, sendo 429 pacientes dos oito pavilhões da unidade masculina e 72 pacientes da unidade feminina, além de 60 servidores. Entre as ações destacam-se a checagem e o controle de peso, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, medição de temperatura, testes de HIV, hepatite B, sífilis, saturação de oxigênio e outros, perfazendo um total de 2.893 atendimentos a 561 participantes.

Procedimentos de segurança e disciplina foram respeitados nos atendimentos realizados e foram seguidos especialmente os protocolos de saúde de controle e prevenção à Covid -19, de acordo com as normas do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado.

Esse tipo de atividade aprimora o tratamento estabelecido no Projeto Terapêutico Singular, já que amplia o cuidado e a terapêutica específica adotada, contribuindo substancialmente para a evolução física e psicológica dos pacientes.

No que diz respeito aos servidores do HCTP I, a equipe de saúde e as profissionais de Nutrição destacam que as mesmas baterias de exames e avaliações médicas e antropométricas feitas na Semana de Ações de Saúde serão realizadas trimestralmente, contribuindo assim para o controle ou diagnóstico de eventuais patologias refletindo positivamente na qualidade de vida dos servidores.

aasassa
Topo