Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/09/21 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Produção de tapetes artesanais para ajudar pacientes com câncer é retomada em presídio

Realizado desde 2016, projeto da Penitenciária I de Balbinos está na oitava fase e rendeu mais 150 peças

Ação solidária de reeducandos da Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos para ajudar pacientes com câncer, o projeto “Tecer a Vida” foi retomado na unidade prisional. O programa, que começou em 2016, está em sua oitava fase e rendeu mais de 150 peças de crochê, como tapetes artesanais, toucas, passadeiras, bonecos (amigurumis), entre outros. O material é doado para a realização de bazares e rifas e todo dinheiro arrecadado é investido no tratamento de pacientes do Hospital de Câncer de Barretos.

O projeto funciona de forma voluntária e reúne, atualmente, 42 presos que trabalham e possuem renda mensal. São eles, portanto, que compram parte do barbante e linha para a confecção dos itens. Os detentos contam, ainda, com ajuda da Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) de Barretos para adquirir o restante da matéria-prima para dar continuidade à ação solidária.

Integrantes da AVCC, inclusive, visitaram o estabelecimento penal, a exemplo do que fizeram outras vezes, para ver de perto os autores de gesto tão nobre em um ambiente considerado hostil.

A visita, que obedeceu todos os protocolos de saúde voltados à prevenção de contágio da Covid-19, é realizada não somente para fazer a retirada das peças, mas, principalmente, como forma de incentivar os reeducandos a manter o projeto.

REALIZAÇÃO

“Me sinto realizado em poder ajudar quem mais precisa”, celebra um dos detentos, de 32 anos, que atua no projeto. Antes de ser preso, ele trabalhava como pintor e conta que aprendeu a produzir peças de crochê dentro da prisão, em 2012, com outros sentenciados.

O reeducando se identificou tanto com a atividade que pretende manter o perfil solidário quando ganhar a liberdade. “Acho muito importante para o meu crescimento pessoal e será um orgulho para mim e minha família continuar fazendo parte deste projeto”, finaliza.

aasassa
Topo