04/09/12 | Veruska Almeida - Assessoria de Imprensa - SAP

Programa Via Rápida Pró-egresso terá 840 alunos nos cursos de qualificação profissional

Parceria da SAP com a SDECT está no segundo ano de ação

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Programa Via Rápida Pró-egresso terá 840 alunos

No último dia 20/08, teve inicio o primeiro bloco dos cursos de qualificação profissional 2012 do Programa Via Rápida Pró-egresso. A parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) começou em janeiro de 2011 e já atendeu mais de 2,7 mil alunos. Esse ano foram formadas 42 turmas distribuídas por unidades prisionais de todo o Estado. No total 840 presos do regime semiaberto se inscreveram para participar do projeto.

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que oferece cursos básicos de qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Podem participar pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Entre os beneficiados estão públicos específicos, tais como jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda (Ação Jovem e Renda Cidadã), reeducandos em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário.

Dentre os cursos com duração média de três meses estão; no setor de construção civil: pintor residencial, pintura e texturização, eletricista - instalador residencial, encanador - rede hidráulica e pedreiro - assentador de pisos e azulejos e assentador de blocos e tijolos; na área alimentícia: padeiro e confeiteiro, confeitaria básica e garçom, além de cursos de horticultura, produção de mudas em viveiros e assistente administrativo.