Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

31/08/21 | Eliane Borges - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presas de Tupi Paulista produzem “Almofadas Coração” para mulheres mastectomizadas

Almofada serve como apoio e descanso do braço após a cirurgia para retirada da mama

Em parceria com o Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, reeducandas em cumprimento de pena na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista produziram 340 almofadas para apoio de braço pós-cirúrgico para mulheres mastectomizadas. A ação social faz parte do Projeto de Qualificação Profissional “Almofadas Coração”, cujas peças estão sendo doadas para instituições de atendimento a pacientes oncológicos.

Graças a recursos oriundos das penas pecuniárias, foi possível adquirir sacos plásticos para acondicionamento e fibra siliconada para enchimento das peças, material este que permite ser lavado e higienizado. As doações foram realizadas terça-feira,24/08, por Adriana Alkmin Pereira Domingues, gestora da penitenciária, acompanhada dos servidores Adilson César Martins e Gláucia Camacho, além dos juízes Fábio Alexandre Marinelli Sola e Ruth Duarte Menegatti.

“A Almofada Coração serve para apoiar e descansar o braço após a cirurgia de retirada da mama, proporcionando mais conforto a paciente na hora de dormir e deslocar-se, preenchendo o “vazio” pós-mastectomia”, explica Adriana. As peças são feitas com retalhos de tecido 100% algodão, doados pela empresa Portage Confecções e Comércio Ltda de Adamantina, e possuem etiquetas com arte alusiva ao projeto, doadas pela PrintGraf Etiquetas de Presidente Bernardes.

Doações

A Rede de Combate ao Câncer de Adamantina foi contemplada com 100 almofadas, o Grupo de Apoio ao Paciente com Câncer de Tupi Paulista (GAPO) com 70 peças e a Associação de Voluntário de Apoio ao Paciente de Câncer de Dracena, com outras 70 unidades. Dia 26/08, o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente foi contemplado com outras 100 almofadas.

As reeducandas que participam no projeto foram capacitadas no final de 2020, início de 2021, com Curso Profissionalizante de Corte e Costura ministrado pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), em parceria com o Centro Paula Souza. À época, iniciou-se a produção de Rouparia Hospitalar e, para que pudessem praticar os conhecimentos, realizaram a produção das 340 almofadas.

aasassa
Topo