30/08/21 | Eliane Borges e João Hercolino – Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Croeste leva cursos profissionalizantes a detentos

Durante a pandemia da Covid-19, que já dura mais de um ano, presídios da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) tem buscado promover cursos profissionalizantes aos reeducandos visando qualificação profissional, ressocialização e ocupação do tempo ocioso. Embora sejam ofertadas habitualmente, as atividades foram fundamentais em 2020 e continuam sendo em 2021, tendo em vista a suspensão de muitas atividades laborativas no período pandêmico.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Nas penitenciárias Feminina de Tupi Paulista e masculinas de Florínea, Assis, Presidente Bernardes e Paraguaçú Paulista é realizado o curso em Técnico em Administração, que funciona como Classes Descentralizadas das Escolas Técnicas Estaduais (ETEC’s) de Dracena e Assis, em parceria com a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP) e o Centro Paula Souza (CPS). O curso tem duração de um ano e é ofertado para o regime fechado, via material impresso.

ATENDIMENTO, RECEPÇÃO E FABRICAÇÃO DE ROUPAS DE CAMA HOSPITALARES E DE MÁSCARAS DESCARTÁVEIS

Para as reeducandas do regime semiaberto de Tupi Paulista, também foi ofertado um curso profissionalizante de 60h em Atendimento e Recepção, pelo Programa Via Rápida, realizado pela ETEC de Dracena/CPS e outra qualificação profissional para produção de kits de roupas de cama hospitalar, pela FUNAP e CPS.

Além disso, pelo Projeto Oficina Escola da FUNAP, outras reeducandas passaram por capacitação técnico-prática de fabricação de máscaras de proteção facial descartáveis, assim como ocorreu com reeducandos da Penitenciária “Anízio Aparecido de Oliveira” de Andradina e ainda ocorre no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Javert de Andrade” de São José do Rio Preto.

COSTURA, PORTEIRO E CONTROLADOR DE ACESSO

Outra capacitação foi a confecção de uniformes de reeducandos realizada nas penitenciárias feminina de Tupi Paulista e masculina de Andradina, ministrada por um mestre de ofício da FUNAP com aulas práticas. O treinamento se deu por convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) via“Projeto Ampliação da Capacitação Profissional e Implantação de Oficinas Permanentes” (PROCAP).

Pelo Programa Via Rápida Emprego e CPS, foi ministrado o Curso de Porteiro e Controlador de Acesso no Centro de Ressocialização de Araçatuba, Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis I e Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu com carga horária de 60 horas e participação de 20 reeducandos por turma.

Diversas unidades realizaram, ainda, cursos de Informática, Vendas, Pintor de Obras, Gestão e Desenvolvimento Profissional, Empreendedorismo, Marketing, Inglês, Competências Transversais, Eletrônica, Auxiliar eletricista e Pintura decorativa.

CURSOS PARTICULARES

Por fim, o Centro de Ressocialização “ASP Gláucio Reinaldo Mendes Pereira” de Presidente Prudente desenvolve diversos cursos particulares na modalidade de ensino a distância apostilado, tais como: agropecuária, auxiliar de pedreiro, desenho arquitetônico, eletrônica, rádio e TV, eletrônica digital, mestre de obras, refrigeração e ar condicionado, violão e guitarra, entre outros. Os materiais são adquiridos pelos próprios reeducandos, pela conta pecúlio ou por seus familiares, em instituições particulares de ensino e, ao final do curso, recebem certificação pela instituição fornecedora.