Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/08/21 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Sistema prisional de SP é destaque em concurso de redação da Defensoria Pública da União

Reeducandos e servidores da SAP estão entre os premiados do torneio anual

Divulgados na última quarta-feira, 18, os resultados do concurso de redação da Defensoria Pública da União comprovaram o sucesso de uma parceria entre as secretarias da Educação e da Administração Penitenciária (SAP) na garantia dos estudos - mesmo em tempos de pandemia. Neste ano, o tema proposto para a redação foi “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua? ”. Diante disso, em âmbito nacional, o Centro de Progressão Penitenciária de Campinas e a Penitenciária II de Guareí foram premiados pela participação de reeducandos e receberam certificados e tablets para uso na área administrativa. Nas duas unidades, todos os presos que estudam fizeram questão de participar.

Pelo estado, na categoria destinada aos reeducandos do sistema prisional, ficou em 1° lugar um reeducando do Centro de Ressocialização de Limeira, em 2º lugar outro do Centro de Detenção Provisória de Cerqueira César, e em 3º um custodiado na Penitenciária de Presidente Bernardes. Já na categoria destinada a alunos da modalidade Jovens e Adultos - EJA - do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, um reeducando da Penitenciária I de Potim ficou em segundo lugar.

Na categoria para servidores do sistema prisional não foi diferente. Em âmbito estadual, foram premiadas as funcionárias Solange Bordim Vicentini, do Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz, e Ana Patrícia B. Guimarães, que trabalha no Centro de Ressocialização de Limeira.

Para o Coronel Nivaldo Restivo, Secretário da Administração Penitenciária, a parceria entre as duas pastas foi de grande relevância para a manutenção dos estudos durante a grave crise de saúde pública. "Foi um período que exigiu, não só do sistema prisional paulista, mas de todas instituições de ensino, a adoção de novas medidas e os resultados obtidos foram os melhores", afirma. Restivo ainda destacou que a participação da SAP no concurso e a rotina de estudos nos presídios integram todo o processo de ressocialização do apenado.

O concurso está em sua 6ª edição e é aberto a qualquer estudante brasileiro, de instituição pública, que tenha interesse em participar, inclusive para os que se encontram em privação de liberdade ou com medida socioeducativa de internação aplicada, além dos participantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Os vencedores ganham eletrônicos, como tablets e celulares – no caso dos reeducandos, os equipamentos são entregues aos familiares. Todos os presos participantes terão o benefício de remição de pena.

aasassa
Topo