30/08/12 | Rafael Marinho - Assessoria de Imprensa - SAP

Penitenciária Feminina I de Tremembé tem novo projeto

Cine Vida tem a iniciativa de reproduzir filmes e promover debates entre as reeducandas

O consumo de arte e cultura muitas vezes nos leva a momentos de reflexão e desperta ainda mais um poder de conhecimento, entre outras capacidades desconhecidas e presentes em nós. A Penitenciária Feminina I de Tremembé resolveu, dessa forma, atrair debates entre as reeducandas através de um novo projeto.

Trata – se do Cine Vida, que é uma iniciativa do Núcleo de Reabilitação do presídio, e tem o objetivo de abrir a mente das presas por meio dos filmes reproduzidos e também prepará-las para a volta ao convívio com os familiares.

As atividades são feitas em grupo, num encontro com até 50 reeducandas, sendo frequentes as discussões promovidas sobre um determinado tema. Como o primeiro filme exibido para elas, com a temática voltada para diversas relações sobre as famílias, ou seja, reflexões sobre a vida, o amor, o casamento, entre outras ideias.

“Através desse projeto esperamos recuperar e acrescentar valores, para as reeducandas dessa unidade saírem daqui com a mente enriquecida e a busca para garantir o desenvolvimento de um serviço social mais humanizado, pois acreditamos na superação do ser humano e na mudança. E compreendo que algumas não querem ser ajudadas, mas o resultado individual, em si, vem dando resultados positivos para nós e para elas” disse o assistente social do Conselho Regional de Serviço Social (Cress) Mauricio Faria.