Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/08/21 | Arnaldo Martins – Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidade feminina do HCTP I de Franco da Rocha organiza festa ‘julina’

Evento ainda teve produção de bandeirinhas e rodas de pintura

Para comemorar as festividades julinas, o Centro de Assistência Complementar, através do Núcleo de Educação e Recreação do Hospital Psiquiátrico I “André Teixeira Lima” de Franco da Rocha, desenvolveu atividades educacionais, culturais, recreativas e físicas em sua unidade feminina nos meses de junho e julho, culminando com a Festa Julina, no dia 22 de julho, que contou com a participação de 100% da população da unidade.

Atividades como ensaios de peça teatral e exercícios físicos voltados para a dança terapêutica, oficinas para produção de bandeirinhas e rodas de pintura foram desenvolvidas no HCTP I nesse período.

O Núcleo de Educação, com o auxílio das equipes de Enfermagem e Segurança e voluntários do corpo funcional de vários setores, organizou e motivou o grupo de pacientes, integrando a equipe de dança com ensaios coletivos semanais, com músicas e a prática de alongamento corporal visando à apresentação da dança de quadrilha julina.

Procedimentos de segurança e disciplina foram adotados ao longo dos ensaios e da festa, respeitando os protocolos de saúde de controle e prevenção à Covid -19, os quais foram seguidos de acordo com as normas do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, garantindo cuidados sanitários para todas as participantes das atividades.

O Centro de Assistência Complementar regularmente elabora atividades físicas individuais e coletivas com o objetivo de restabelecer a saúde. Já a dança e a expressão artística têm atuação terapêutica significativa na reabilitação das pacientes.

Essas atividades fortalecem o tratamento estabelecido no Projeto Terapêutico Singular (PTS), auxiliando a evolução psicológica e física das pacientes, favorecendo assim o processo de desinternação e fortalecimento da autonomia e autocuidado em relação à saúde física e mental.

aasassa
Topo