23/08/21 | Daisyane Mendes e Kelma Jucá - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Ciclismo mobiliza solidariedade entre servidores e busca por uma vida mais saudável

Colaboradores da Corevali envolvem o pedalar na rotina de trabalho, em ação solidária e na procura por um estilo de vida com mais saúde

O Dia Nacional do Ciclista é celebrado no dia 19 de agosto. Em alusão à data, servidores da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali) destacam a importância do ciclismo para a rotina de trabalho e manutenção da boa saúde. A prática da atividade física, inclusive, gera solidariedade entre funcionários de um estabelecimento penal vinculado à coordenadoria.

Na Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé colaboradores organizam anualmente o chamado Passeio Ciclístico Solidário. A ação tem o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para o Centro de Convivência Amélia Ozanam, asilo da cidade que abriga exclusivamente mulheres. No dia do evento, os participantes tomam um café da manhã ao ar livre com as idosas e entregam os mantimentos doados. Após a reunião no asilo, o grupo de cerca de 120 ciclistas sai para um passeio por Tremembé, com um percurso de aproximadamente 30km. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, a ação foi adiada.

De acordo com o diretor geral da PII de Tremembé, Antonio Donizeti Cardoso, há planos para a retomada da iniciativa em 2021, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para combate à Covid-19. “Este ano o encontro será em formato diferenciado, sem a interação com as senhoras do asilo. Assim, será programada a arrecadação das doações e o passeio propriamente dito”, explica Donizeti.

Já na sede da Coordenadoria, alguns servidores optaram pela bicicleta como meio de transporte para o trabalho. Para Katherine Lorenzoni Rodrigues, assessora técnica da Corevali, essa é uma forma de se conectar com a natureza e tudo o que está ao redor, além de ser uma prática muito positiva. “Você acaba prestando atenção nas ruas, nas pessoas do seu caminho. Criam-se novas conexões e os benefícios para o corpo ultrapassam o físico. A endorfina gerada pelo exercício, com essa conexão, só beneficia a nossa saúde mental”, afirma Katherine.

Outros funcionários vão além e encaram o ciclismo como um estilo de vida. Para Ricardo Prates Queiroz, diretor do Departamento de Administração da Coordenadoria, o pedalar é um hábito desde 2013. Percorrendo cerca de 200km por semana, ele mantém o exercício para a manutenção da própria saúde (física e mental) e ganho de condicionamento físico. “Comecei correndo pela cidade Tupi Paulista e sempre observava os mesmos locais. Resolvi comprar uma bicicleta para ir mais longe, apreciar a paisagem e conhecer novos lugares. Em alguns momentos diminuí o ritmo, mas nunca parei”, conta Ricardo. “Sou ciclista amador, não participo de competições. Em cima do selim (assento da bicicleta), pedalando aleatoriamente, consigo conectar corpo e alma e assim organizo meus pensamentos. O ciclismo é relaxante e desafiador. De carro, vou para onde preciso; de bicicleta, vou para onde quero”, afirma o diretor administrativo.

Espírito de equipe

O coordenador da Corevali, Nestor Pereira Colete Junior, também pratica o ciclismo. Adepto da modalidade desde 2015, tem fôlego para atravessar pedalando as cidades do Vale do Paraíba enquanto desfruta da paisagem verde interiorana, em trajetos com mais de 100km de percurso.

E na garupa da bicicleta ainda há espaço para o companheirismo. Nos finais de semana, ele e outros servidores da Coordenaria percorrem juntos uma média de 60km. “É uma oportunidade de reforçar o entrosamento do nosso grupo de trabalho e estimular o senso de equipe ao mesmo tempo em que cuidamos da saúde física e mental”, explica.