Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

17/08/21 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Agente Penitenciário da SAP irá competir em torneio internacional de triathlon

Paulo Henrique Vieira é ex-tabagista e encontrou no esporte uma nova maneira de viver

No próximo dia 23 de agosto, o Agente de Segurança Penitenciária Paulo Henrique Vieira Martins, de 36 anos, embarca para mais uma aventura esportiva conhecida em todo o mundo. PH, como é carinhosamente conhecido pelos colegas de trabalho, vai para a Suíça representar o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). PH é triatleta e irá competir o Challenge Davos 70.3 Triathlon de Média Distância, dia 28 de agosto.

E não para por aí. No dia 11 de setembro, disputará a Meia Maratona Noturna do Porto de Antuérpia, na Bélgica. Na sequência, de 12 de setembro a 10 de outubro, ele irá pedalar da Bélgica até Oslo na Noruega, para depois retornar ao Brasil. Ele cruzará pedalando, o norte da Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia e Finlândia para então pelo norte norueguês - sentido sul - chegar ao local de embarque em Oslo.

O servidor da SAP é dependente químico e de álcool em recuperação desde 2012, além de ser ex-tabagista desde 2014. O atleta encontrou no esporte uma nova maneira de viver, fazendo das longas distâncias que percorre de bicicleta tornarem-se sua principal terapia. Desde 2015, ele já participou de mais de 300 competições, entre natação, ciclismo, corridas de rua, triathlon, duathlon e aquathlon. Em 2018, após competir na Dinamarca o Campeonato Mundial de Duathlon e conquistar o 17º lugar, pedalou 1.300km até o Arco do Triunfo, na França, com sua camisa de Policial Penal, levantar a bandeira de sua cidade, Itapetininga, sob o monumento.

Mas foi em 2019 que ele atingiu seu auge esportivo, quando competiu 34 vezes e classificou-se para 5 campeonatos mundiais (Triathlon Sprint e Standard, Duathlon Sprint e Standard, Aquathlon) "É uma honra poder representar uma classe profissional tão nobre. É uma viagem de competições e CicloAventura muito maior do que eu mesmo poderia imaginar, conto com as boas energias dos colegas de trabalho para conseguir concluir a jornada e retornar para as atividades funcionais. Se eu tivesse esperado o momento ideal para tal realização, mesmo assim eu teria imaginado algo de tal porte. Foram muitas adversidades superadas, desde dificuldades materiais a crises de ansiedade e depressão. Acredito que essa aventura é realmente um troféu, sempre acreditando em melhores dias”, revela Vieira.

O atleta irá compartilhar todo o trajeto desde o embarque no aeroporto de Guarulhos até o Retorno pela Noruega em suas redes sociais Instagram e Facebook @phtriatleta É possível por elas acompanhar o torneio mundial e o CicloAventurismo de pH.

aasassa
Topo