Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

13/08/21 | Arnaldo Martins – Coordenadoria de Saúde  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

HCTP I de Franco da Rocha realiza Campeonato de Futebol

A atividade esportiva favorece o processo de desinternação e reinserção social

O primeiro Campeonato de Futebol intitulado “1ª Copa HCTP I” foi realizado na unidade masculina do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico I “André Teixeira Lima” de Franco da Rocha, no último mês de junho.

O Centro de Assistência Complementar, por meio do Núcleo de Educação e Recreação do HCTP I, desenvolveu o campeonato de futebol com os pacientes da unidade masculina.

Os jogos foram realizados ao longo do mês de junho, com uma partida por dia e, no total, foram realizadas 24 partidas no campeonato, nas quais duas equipes de seis jogadores participaram da atividade e grande parte dos pacientes do HCTP.

Todos os procedimentos de segurança e disciplina foram adotados nos dias dos jogos, e no que diz respeito aos protocolos de saúde de controle e prevenção à Covid -19, estes foram seguidos conforme as normas do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, garantindo boas práticas e cuidados sanitários para todos os participantes do campeonato.

A prática esportiva potencializa o tratamento estabelecido no Projeto Terapêutico Singular (PTS), uma vez que os elementos psicológicos desenvolvidos ampliam a terapêutica específica adotada para cada paciente, já que durante a atividade o paciente se encontra em processo de interação social de maneira análoga a que estaria em liberdade, favorecendo assim o processo de desinternação, reinserção social e fortalecimento da autonomia e autocuidado em relação à saúde.

O Centro de Assistência Complementar periodicamente desenvolve atividades físicas individuais e coletivas com o objetivo de restabelecer o bem-estar e a saúde, e por último, de reabilitar os pacientes. O futebol é, seguramente, uma das principais práticas esportivas com expressiva atuação terapêutica.

aasassa
Topo