Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/08/21 | Sonia Pestana – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

“Arraiá Solidário” une servidores e reclusos em ação beneficente

Itens arrecadados pelo corpo funcional e peças produzidas pela população carcerária foram entregues à Casa Maria Helena Paulina

Juntos, servidores e reclusos do Centro de Detenção Provisória (CDP) II “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros, provaram que há mais felicidade em dar do que em receber. Unidos, eles participaram do “Arraiá Solidário” em prol da instituição Casa Maria Helena Paulina. Assim como outros 27 estabelecimentos penais, o CDP de Pinheiros II é parte integrante da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), que está sob a gestão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Há anos o presídio vem construindo uma história de dedicação às causas sociais. Nesse cenário, cada um ajuda com o seu melhor. O resultado não poderia ser diferente: a partir das doações, a instituição beneficiada é a Casa Maria Helena Paulina que ganha mais condições de acolher pessoas em tratamento de câncer e seus familiares.

Trabalho sincronizado

De uma forma direta ou indireta, todo o corpo funcional participa das muitas ações desenvolvidas no CDP. Para a realização do “Arraiá Solidário” foram necessários 40 dias de muita dedicação. Dentre os itens arrecadados pelos funcionários estão materiais de limpeza, de higiene pessoal e produtos alimentícios.

Em média, 180 reclusos apoiam os projetos assistenciais da unidade. Dentre esses há artesãos e colaboradores que, por meio de seus familiares, doam os materiais necessários para a confecção das peças.

Nesta ação, a participação dos reeducandos aconteceu a partir das múltiplas produções nas oficinas de artesanato. Foram confeccionados 143 bichos de pelúcia de tamanhos e motivos variados, 67 peças em crochê que incluíam tapetes, bonecas, tartarugas e polvos, além de 68 itens em madeira, como nichos, cachepôs, barcos, suporte para vasos e jardim vertical.

Orgulho e satisfação

Para Ernani Izzo, diretor substituto da unidade, esse e outros projetos desenvolvidos no CDP são motivo de alegria e satisfação. De acordo com a Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Adriana Souza, o que faz as coisas darem certo é a união em prol do mesmo objetivo.

Por parte dos reclusos o sentimento não é diferente. J.F.S.A. se diz honrado em apoiar a causa da instituição Maria Helena Paulina. O.A.J. relatou que tudo que faz vem da força e da vontade de dar o seu melhor. Por fim, parafraseando o famoso cientista e inventor Benjamin Franklin, A.B.P. resumiu o sentimento de todos os envolvidos no projeto dizendo: “Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós”.

aasassa
Topo