Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/08/21 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandos da região Metropolitana de São Paulo participam de aulas de cursinho preparatório a distância

Conteúdo está voltado para a inclusão social pela educação e prepara reeducandos para vestibulares, ENEM, ENCCEJA e demais processos seletivos

Já estão em andamento as aulas do Projeto “Cursinho da Poli PPL”, realizado por meio de uma parceria entre a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Fundação Polisaber (Cursinho da Poli).

No total, 50 alunos acompanham as aulas na modalidade Ensino a Distância (EAD) e offline no CDP II “ASP Paulo Gilberto de Araújo” de Chácara Belém, nos CPPs Feminino “Dra. Marina Marigo Cardoso de Oliveira” do Butantan e Feminino de São Miguel Paulista e na Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos. Desta forma, é possível garantir o acesso ao conteúdo e minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 na preparação dos reeducandos para provas importantes. Além disso, o formato EAD permite que mais alunos tenham a oportunidade de participar das aulas.

Para o Diretor Executivo da Funap, Henrique Pereira de Souza Neto, o contexto da pandemia trouxe muitos desafios. “Mas foi nesse cenário adverso que nos reinventamos e inovamos. Com o formato EAD foi possível expandir o número de alunos(as) atendidos(as) sem comprometer a qualidade do conteúdo ensinado”.

Baseado na aprendizagem autogerida, o curso tem carga horária de 288 horas, ministradas em 4 horas diárias, e é direcionado às áreas do conhecimento de ciências humanas e exatas. Cada aluno recebe um total de sete apostilas: duas teóricas, dois cadernos de redação e três de revisão. As dúvidas são encaminhadas ao tutor da Fundação Polisaber, que retorna com os esclarecimentos necessários a cada questionamento enviado.

As aulas vão até dezembro e, além do conteúdo a ser estudado, os reeducandos também contarão com a realização de avaliações, simulados e redações, garantindo qualificação e capacitação profissional e estimulando a emancipação por meio da educação.

“O curso é um projeto de educação pela inclusão, o conhecimento passado aos reeducandos, ninguém mais tira deles”, comenta Gilberto Alvarez, Diretor Presidente da Fundação Polisaber.

O projeto faz parte do Programa de Formação em Nível Superior no Sistema Prisional (PROFENS), iniciativa da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” – Funap, que tem como objetivo viabilizar o acesso das pessoas privadas de liberdade a cursos de Ensino Superior.

aasassa
Topo