Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/08/21 | Sonia Pestana - Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Área verde promove interação entre servidores

CDP cria novo espaço visando a qualidade de vida de seus colaboradores

O Centro de Detenção Provisória I “ASP Vicente Luzan da Silva”, de Pinheiros, reformulou os vestiários dos funcionários e criou área de descanso cercada de verde. A ação contribuiu para incentivar a interação das equipes de trabalho. O CDP de Pinheiros I está subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), sob gestão da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

As mudanças promovidas no estabelecimento penal tiveram como foco promover a melhoria de alguns espaços destinados à guarda de pertences dos servidores e à implantação de um local de descanso. Nos vestiários, houve a troca de lâmpadas fluorescentes por LED, a instalação de tela nas aberturas laterais para melhoria da ventilação e consequente iluminação natural, além da construção de ambientes adequados para banho e troca de uniformes.

Na opinião do Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Edmur de Oliveira, as modificações feitas foram acertadas. “O vestiário ficou espaçoso, além de ter chuveiros e sanitários suficientes para a quantidade de servidores do CDP”, explicou Oliveira.

Foco no bem-estar

Para completar o quadro de melhorias, a unidade criou um jardim interno para uso exclusivo do corpo funcional. O espaço verde, denominado como área de descompressão, tem 48 metros quadrados com paisagismo feito pelos próprios agentes de segurança.

Segundo o diretor geral do CDP, Guilherme Nogueira, o jardim foi projetado e construído pensando no descanso intrajornada das equipes. Para ele, ações como essa favorecem o bem-estar e contribuem para aliviar o estresse dos colaboradores, além de reduzir o risco de doenças físicas e psicológicas de causa ocupacional, promovendo assim uma sensível melhora na qualidade de vida. Com essa medida, Nogueira aposta numa mudança positiva tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações interpessoais.

O servidor Ramon Duarte concorda com o diretor. “O espaço verde ficou muito bom para relaxar e esquecer um pouco o cansaço do trabalho”, complementou.

Outro aspecto importante nessa ação, segundo a direção do centro de detenção, foi notar a adesão dos funcionários ao projeto. “Os servidores participaram ativamente em todas as etapas de implantação do jardim, que já se tornou um ponto de encontro nas trocas de plantão, contribuindo para o entrosamento entre os servidores e com a natureza”, finaliza Nogueira.

aasassa
Topo