29/07/21 | Sonia Pestana – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Esportista do CPP de Franco da Rocha conquista Copa de MMA

Servidor da SAP é destaque na Copa Thunder Fighter de MMA

Movido a paixão pelo esporte, o Agente de Segurança Penitenciária (ASP) Jonas Gabriel Carvalho, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha, foi um dos destaques da 10ª Copa Thunder de MMA (Mixed Martial Arts, em inglês) amador, realizada neste primeiro semestre em São Bernardo do Campo. O CPP está subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), sob gestão da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Para Carvalho, a prática do esporte traz benefícios tanto para a saúde física quanto mental. Dentre os bons resultados, ele relata a redução do estresse, a melhora na concentração, o aumento na autoestima, além de estimular as atividades cognitivas, condicionamento físico e resistência.

De acordo com o ASP, a perseverança é fundamental em qualquer atividade. Carvalho relata que o esporte exige uma rotina especial de exercícios, como é o caso do MMA, que mistura artes marciais e golpes de luta em posição de combate, realizadas em pé, e técnicas de lutas no chão. Em função dessa realidade, o atleta revela que o empenho é constante para conciliar trabalho com treino, dentre tantas outras intercorrências do dia a dia.

Torneio

A Copa Thunder de MMA amador é um evento que reúne atletas de todo o Brasil. Para Carvalho, a vitória conquistada no torneio tem grande importância. O MMA não é a única atividade esportiva do servidor. Ele pratica também Kickboxing e Muay Thai, já tendo 21 vitórias e outras seis por nocaute em seu currículo. Por conta disso, o atleta vem se saindo bem em eventos de grande visibilidade realizados dentro e fora do Brasil.