Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/07/21 | Eliane Borges e João Hercolino - Croeste  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Detentos da CRO aprendem sobre inteligência emocional


Com o objetivo de trabalhar a inteligência emocional de detentos durante a pandemia de Covid-19, cursos motivacionais foram ministrados em presídios subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), em modo off-line, por Educação a Distância (EAD).

Programa Educação para a Paz

Em março, teve início o Programa Educação para a Paz, desenvolvido inicialmente em dez unidades prisionais do Estado, entre elas, os Centros de Detenção Provisória (CDP) de Nova Independência e de Pacaembu II. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), via Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), e a Sociedade de Apoio ao Conhecimento e Paz Interior (SATPR) representante da The Prem Rawat Foundation no Brasil.

Através de videoaulas, o programa está sendo desenvolvido de forma contínua a grupos de detentos e consiste em workshops que ajudam pessoas a descobrir a própria força interior e a paz pessoal. No CDP de Nova Independência, já foram capacitados 79 detentos, enquanto no CDP II de Pacaembu, 70, os quais concluíram um total de 24 horas/aula de estudos, desenvolvidas em três encontros semanais, durante duas semanas.

Curso de Educação Emocional

Outro projeto piloto quem tem sido desenvolvido desde abril, via Funap, em duas unidades prisionais de cada coordenadoria regional, é o Curso de Educação Emocional, em parceria com a International Youth Fellowship Brasil(IYF). Na região da Croeste, participam a Penitenciária “Nestor Canoa” de Mirandópolis I e o Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de São José do Rio Preto.

O curso possui três módulos, com 12 hora/aula cada e 25 vagas por turma, cujos temas centrais são: Novo Coração, Novo Mundo; Descobrindo o Coração; e Navegando pelo Mundo do Coração.

Métodos CIS e EVA, Conferência Destino e Humanização Carcerária

A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista também tem ofertado diversos cursos online. Dois deles tinham como tema central a Inteligência Emocional, sendo um desenvolvido pelo master coach Paulo Vieira, criador do Coaching Integral Sistêmico (Método CIS) e o outro, voltado à mulher, desenvolvido pela coaching Camila Vieira, pela Faculdade Febracis, conhecido como Método EVA, com participação maciça das reeducandas.

Outro evento na unidade foi a conferência religiosa “Destino”, realizada pelo pastor e coach Tiago Brunet para 240 reeducandas do regime fechado e 140 do semiaberto. Por fim, em uma parceria com o Instituto Casarotto e a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), a penitenciária ofertou o Projeto Humanização Carcerária, abrangendo 70 horas/aula entre exibições de vídeos e atividades, com o tema “Por um Ser Humano Mais Humano”, que trabalha a ressignificação de propósitos de vida e valores.

aasassa
Topo