23/07/21 | Assessoria de Imprensa - SAP  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CRC promove treinamento para cães em parceria com GCM e Força Aérea de Pirassununga

A Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC), em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Academia da Força Aérea de Pirassununga, promoveu um treinamento para cães nas dependências do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santa Cruz da Conceição, na quarta-feira, 21.

Ao todo, oito cachorros integrantes dos canis das unidades prisionais de Guareí II, Itirapina II, Mogi Mirim e Sorocaba I, da Força Aérea e da GCM participaram da capacitação. Na ocasião, foram realizadas simulações em busca de entorpecentes, além da prática de extração e imobilização com o auxílio de cães de guarda e proteção.

Para o diretor do Grupo Regional de Ações de Segurança e Disciplina (Grasd), Bruno Roberto de Souza, é fundamental que haja treinamentos de equipes de segurança da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com outras Instituições.

“Essa integração e essa troca de experiências são de suma importância para conhecer as técnicas que são utilizadas de acordo com a realidade de cada instituição”, disse Souza.

Dezenove pessoas fizeram parte do treinamento, respeitando todas as orientações de prevenção e combate ao coronavírus.

O Secretário Municipal de Segurança Pública de Pirassununga, Paulo André Silva Tannus, comentou sobre os desafios de organizar um treinamento nesse período de crise epidemiológica. “Apesar dos obstáculos devido ao momento de pandemia, foi interessante organizar um evento assim, para tirar o guarda municipal um pouco do cenário da Covid-19, proporcionar um ambiente diferente, onde ele pudesse relaxar e focar nas técnicas de aperfeiçoamento”, disse o secretário.

Os organizadores optaram por fazer no CDP por ser mais próximo a Pirassununga e também por estar vazio, uma vez que a unidade prisional ainda não foi inaugurada. Ela será a 40ª a integrar os estabelecimentos penais da CRC.