Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/07/21 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presas disputam campeonato de futebol

Torneio realizado na Penitenciária Feminina de Pirajuí busca incentivar a prática de exercícios físicos

A Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí promoveu o 1º Campeonato de Futebol entre as reeducandas. Realizado no final de junho, o torneio busca incentivar a prática de exercícios físicos. “O projeto é muito benéfico para a população prisional, uma vez que as detentas se ocupam e se distraem de forma dinâmica e diferente”, destaca a diretora do Centro de Trabalho e Educação (CTE) da unidade, Ana Cláudia Silva Dias.

Ela explica que as disputas foram separadas por Pavilhão Habitacional, ou seja, as equipes são formadas por presas que convivem juntas diariamente, o que justifica a realização de um esporte coletivo no estabelecimento penal. “É uma atividade feita de forma segura e ainda ajuda a melhorar a qualidade de vida das participantes”, pontua Ana Cláudia.

PREMIAÇÃO

Cada time era formado por cinco reeducandas (quatro na linha e uma no gol). O campeonato contou, ainda, com equipe de arbitragem e até narração. “Elas que fizeram, inclusive, a pintura da quadra improvisada e a reforma das traves”, acrescenta a diretora.

O projeto "Virando o Jogo" aguçou também o sentimento de competição entre as reeducandas, uma vez que as campeãs foram premiadas ao final do torneio. “Os times que ficaram em primeiro e segundo lugares ganharam, como prêmio simbólico, medalhas de ouro e prata, além de chocolate”, finaliza Dias.

Tatiana (nome fictício) participou do torneio de futebol. Ela conta que a disputa trouxe momentos de diversão em tempos de pandemia. “Foi um entretenimento diferente e divertido. Tivemos um dia atípico, com bastante alegria e competitividade”, celebra a interna.

DISCIPLINA

Diretora-geral da Penitenciária Feminina de Pirajuí, Graziella Fernanda Rodrigues Costa destaca que o projeto "Virando o Jogo" proporcionou a prática esportiva e uma competição saudável entre as reeducandas, bem como a quebra de rotina.

“O campeonato resultou no bom comportamento, inclusive disciplinar, promovendo lazer e gerando expectativas para o próximo torneio, que será de vôlei”, adianta Costa.

aasassa
Topo