Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/07/21 | Marcus Liborio – CRN  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Presos confeccionam toucas para ajudar entidades de Marília

Projeto solidário é realizado no Centro de Ressocialização; mais de 50 peças já foram doadas

Presos do Centro de Ressocialização (CR) de Marília produzem toucas de lã para ajudar entidades assistenciais da cidade. Trata-se do projeto “Voluntários do Bem”, desenvolvido pelo setor de Trabalho e Educação da unidade prisional. Até o momento, 27 peças já foram doadas para o Asilo Lar São Vicente de Paula e mais 24 itens ao Asilo Mansão Ismael, ambos instalados no município.

A confecção das toucas é feita pelo reeducando Matheus Soares da Silva e por Thiago dos Santos Domiciano, este último ganhou liberdade no final de junho. Entretanto, ele pretende manter o trabalho solidário também fora do estabelecimento penal.

"Gostei muito de participar do projeto. No começo, eu não sabia fazer, mas aprendi com o tempo. Agora, quero continuar fora do presídio e ajudar na Campanha do Agasalho”, projeta Domiciano.

A arrecadação do material para a elaboração dos adereços é feita por meio de doações de empresas e lojas da cidade. A iniciativa busca amparar a população carente, conforme explica Samia Regina Sigolini Capeloci, que atua no setor de Trabalho e Educação do CR de Marília.

PROJETO

“O projeto nasceu da necessidade em ajudar o próximo. Em meio a várias postagens de entidades do município, observamos que, através de mão de obra artesã, a qual muitos reeducandos possuem com naturalidade, podemos angariar doações de matéria-prima e desenvolver o artesanato como medida laborterápica”, destaca.

Samia planeja ampliar a produção. “Em breve, vamos confeccionar amigurumis, que são polvos terapêuticos para UTIs Neonatal, dentre outros itens. Desta forma, oferecer ao homem apenado consciência na atitude de doação, para que eles sejam inseridos na sociedade de maneira a estimular a caridade”, enfatiza.

‘FAZER O BEM’

Para o reeducando Matheus Soares da Silva, participar de uma ação solidária proporciona, além de satisfação própria, condições mais humanas às pessoas necessitadas que recebem as toucas de lã.

"Eu acho muito importante ajudar o próximo. Atuar nesse projeto gera, a cada dia mais, oportunidades de fazer o bem para os asilos e consequentemente aos idosos que têm lá", celebra Silva.

aasassa
Topo