Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/06/21 | Veruska Almeida - CQVidass  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Vacina contra Influenza também faz parte do calendário dos servidores da SAP

CQVidass Metropolitana realiza vacinação de servidores contra a gripe

De 14 a 17 de junho, o Centro de Qualidade da Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da Região Metropolitana realizou a vacinação dos servidores contra a Gripe (Influenza). Ao todo, foram realizadas 443 aplicações entre os funcionários das duas sedes administrativas e da Coordenadoria da Região Metropolitana. Ainda nos próximos meses deverá ocorrer uma nova vacinação para os que não puderam se imunizar na primeira etapa por conta da vacinação contra a Covid-19.

É muito importante, durante uma pandemia de uma doença respiratória, que todo o público-alvo da campanha se imunize, pois essa ação possibilita um menor uso dos recursos hospitalares e do sistema de saúde, hoje sobrecarregados pelos pacientes com Coronavírus.

Cabe destacar ainda que, devido às semelhanças dos sintomas entre a Covid e a infecção da Influenza, a vacinação permite uma melhor diferenciação dos diagnósticos.

Outro ponto importante a ser destacado é que a imunização contra a gripe só pode ser realizada após um período mínimo de 14 dias da vacinação contra a Covid-19. Não é recomendada a aplicação das vacinas simultaneamente, pois não há estudos sobre a administração dos dois imunizantes juntos.

A 23ª Vacinação contra a Gripe teve início em abril e, conforme definido no informe técnico do Ministério da Saúde, o objetivo é vacinar pelo menos 90% de todo o público-alvo. Em 2020, a ação chegou a superar essa meta, atingindo 95,7% do grupo prioritário.

Conheça a vacina

Anualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) investiga quais são os tipos de vírus Influenza que estão ativos no mundo para definir as cepas que a vacina deve combater. Esta é a razão da imunização para a gripe ser realizada todos os anos.

Para cada hemisfério é produzida uma vacina específica. No Brasil, a vacina é produzida pelo Instituto Butantan e protege contra os três tipos de vírus mais comuns no momento. Cabe observar ainda que a vacina é tipo inativada, ou seja, feita sem vírus vivo.

Fonte: Instituto Butantan

aasassa
Topo