Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

30/06/21 | Amanda Oliveira – CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Penitenciárias da região central oferecem academias para servidores se exercitarem

Doação: em Capela do Alto, Mairinque e Piracicaba, servidores ganharam espaço para a prática após o expediente

A Penitenciária Masculina de Piracicaba inaugurou, no dia 7 de junho, uma academia para os servidores realizarem atividades físicas nas modalidades de musculação e artes marciais. O espaço aberto visa proporcionar ao corpo funcional qualidade de vida, estimular a prática de exercícios físicos e minimizar o estresse desenvolvido no ambiente de trabalho.

Os aparelhos foram doados pelos próprios servidores e serão incorporados ao patrimônio da unidade prisional. As pessoas que se exercitarem terão acompanhamento de dois colegas de trabalho, o educador físico Rogério Reginaldo Rocha e o instrutor de Jiu Jitsu Raister Bertozo Lima.

Para usufruir do ambiente, os servidores têm que fazer um agendamento prévio e fora do horário de expediente, além de seguir todos os protocolos preventivos para a não disseminação da Covid-19, como número reduzido de pessoas, distanciamento, uso de máscara e álcool gel. Por conta da pandemia, a inauguração teve a presença apenas do corpo funcional.

Além da Penitenciária de Piracicaba, as de Capela do Alto e Mairinque também possuem uma academia para os servidores. Em Capela do Alto, a academia foi inaugurada em 2019. Localizada do lado de fora da penitenciária, o ambiente tem características rústicas, proporcionando aos praticantes de exercícios um momento em contato direto com a natureza.

Em Mairinque, os servidores são auxiliados por Wellington Rocha de Moura que, além de ser lutador de MMA, é professor da disciplina de Defesa Pessoal na Escola de Administração Penitenciária (EAP). O corpo funcional da unidade tem à disposição aulas de boxe e de defesa pessoal, além de atividades aeróbicas e de musculação.

Benefícios da atividade física no trabalho

A atividade física traz diversos benefícios à saúde. Tratando-se de funcionários, ela pode incentivar os colaboradores na vida pessoal e motivá-los a desenvolver atitudes positivas em todas as áreas, principalmente no quesito profissional. Além de demonstrar uma preocupação com a saúde do corpo funcional, a existência de um ambiente próprio para a atividade física em presídios traz vantagens para a unidade prisional, já que os servidores estão diariamente expostos em situações que podem trazer uma alta carga de tensão e nervosismo.

Uma vez que a prática de atividades físicas melhora o rendimento mental e aumenta a disposição, os reflexos estão diretamente ligados à produtividade dos indivíduos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional de suas vidas.

Segundo o site Gympass, os resultados alcançados no trabalho, em relação à melhoria do humor e da capacidade de ter pensamentos rápidos e de resolver problemas, são ganhos que se refletem positivamente na carreira. Os exercícios físicos também previnem a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), melhoram a postura corporal e reduzem os níveis de estresse.

aasassa
Topo