Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

23/06/21 | Patrícia de Freitas - CRSC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Diversidade à Mesa forma mais uma turma no curso de auxiliar de cozinha

As aulas foram realizadas de 25 de maio a 9 de junho, com um total de 25 formandos

No último dia 9, foi realizada a formatura online das duas turmas de egressos e familiares do projeto Diversidade à Mesa. O evento foi feito remotamente e contou com a entrega simbólica de certificados aos alunos, além de apresentações de dança, vídeos e fotografias registradas ao longo do curso e feitas pelos próprios formandos.

Ao contrário das edições anteriores, o curso teve apenas um encontro presencial, logo no início, respeitando todas as normas de prevenção ao coronavírus. Depois, os ensinamentos foram todos na modalidade virtual.

Os temas abordados foram divididos ao longo das aulas e trataram sobre cidadania, ética e políticas sociais; cultura alimentar, memórias e identidades; conceitos básicos de cozinha; segurança do trabalho; doenças transmitidas por alimentos; técnicas de preparos, cortes, e elaboração de preparações; mundo do trabalho, empreendedorismo e economia solidária. Os assuntos seguiram em três eixos e guiaram o cronograma de aulas de oficinas socioeducativas, atividades práticas e vivências profissionais.

Além dos renomados chefes de cozinha participantes, voluntários e parceiros estiveram presentes desde a primeira edição do programa. O Instituto Ação Pela Paz contribuiu oferecendo aos participantes acesso à internet de qualidade, permitindo que os alunos assistissem as aulas online. Além disso, o Instituto concedeu um cartão de alimentação para que os beneficiários comprassem os ingredientes e criassem as receitas aprendidas nas aulas.

Saiba mais: O objetivo da iniciativa “Diversidade à Mesa” é promover a cidadania da população LGBTQI+ presa e egressa do sistema penitenciário e seus familiares através da capacitação como auxiliar de cozinha, prestando informações e orientações em direitos e políticas públicas em colaboração ao processo de preparação para a liberdade, além de oferecer subsídios para geração de trabalho e renda a partir do desenvolvimento da noção de empreendedorismo e da possibilidade de venda das receitas aprendidas no curso, e de buscar afetar os locais que recebem o projeto através da sensibilização para a diversidade sexual e de gênero.

A ação ocorre na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e é promovida pelo Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) e pelo Departamento de Atenção ao Egresso e Família (DAEF), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). É realizada por parceiros, professores voluntários e conta com o apoio do Instituto Ação Pela Paz.

aasassa
Topo