Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/06/21 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da Corevali recebem doações de kits de higiene


Alguns estabelecimentos penais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista foram contemplados com doações de kits de higiene no fim do mês de maio. A iniciativa, realizada pelo grupo Universal nos Presídios (UNP) da Igreja Universal do Reino de Deus, trouxe quase 10 mil kits para reeducandos dessas regiões.

No Vale do Paraíba e Litoral, unidades prisionais de São José dos Campos, Tremembé, Caraguatatuba e Potim contabilizaram juntas 6.697 kits doados. Já na Baixada Santista, centros de reclusão de São Vicente e Praia Grande receberam ao todo 3.100 kits. Todos eles continham sabonete, creme dental, escova de dentes, papel higiênico e barbeador.

Devido à pandemia do novo coronavírus, seguindo o protocolo de segurança sanitária contra a Covid-19, o material permaneceu em isolamento nos presídios, passando por um período de “quarentena” antes de ser entregue aos presos.

No Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé as doações chegaram no dia 28 de maio e foram bem recebidas pelos detentos. “Ações como essa proporcionam o sentimento de amparo, pois os presos se sentem acolhidos e lembrados”, diz o diretor substituto do CPP, Fabio da Silva Souza.

Cada unidade penal distribui periodicamente itens de higiene pessoal aos custodiados de acordo com a resolução 26/2013 da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A iniciativa da UNP auxilia na demanda de insumos básicos, complementando o que já é entregue aos reeducandos.

Para a instituição religiosa, a ação evangelizadora vai além com o combate ao coronavírus. “Esse movimento vem cumprir com o amor ao próximo, principalmente nessa pandemia. Doando esses materiais estamos reforçando junto a essas pessoas os cuidados com a proliferação de doenças, especialmente a Covid-19. Além disso, cada kit leva uma mensagem para o preso, fazendo com que ele saiba que não está esquecido”, afirma Eduardo Martins Rodrigues, pastor membro da Universal nos Presídios.

O grupo UNP é formado por voluntários da Igreja Universal que atuam nos centros prisionais de todo o Brasil desenvolvendo atividades sociais e evangelizadoras com os sentenciados e suas famílias. Para o diretor geral da Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé, Antonio Donizeti Cardoso, o suporte da entidade é muito importante e bem visto pelos detentos. “Esse trabalho de apoio é sempre muito bem recebido. Os encarcerados se sentem parte de uma sociedade que não somente exclui, mas, que procura entender e estender uma mão amiga para aqueles que estão à margem do convívio social”, conta Donizeti.

Receberam os kits de higiene as seguintes unidades:

- Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba
- Centro de Detenção Provisória “ASP Charles Demitre Teixeira” de Praia Grande
- Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos
- Centro de Detenção Provisória de São Vicente
- Centro de Progressão Penitenciária “Dr. Edgard Magalhães Noronha” de Tremembé
- Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos
- Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim
- Penitenciária I “Dr. Geraldo de Andrade Vieira” de São Vicente
- Penitenciária II de São Vicente
- Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé

aasassa
Topo