14/06/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Unidades prisionais da CRC desenvolvem ações de sustentabilidade que geram economia e ressocialização

Sistema de captação de água, redução do consumo de energia, coleta de recicláveis e compostagem são algumas das ações feitas para a preservação do meio ambiente

Quatro presídios da região central estão investindo em práticas de sustentabilidade e os resultados têm sido surpreendentes. O objetivo, além de preparar os reeducandos para a vida profissional, social, mantê-los ocupados com a laborterapia e incentivá-los a boas ações, é também cuidar do meio ambiente e promover economicidade para o erário.

O Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto, por exemplo, adotou o uso de recursos hídricos por intermédio da implementação de um sistema de captação de águas pluviais. Dados cedidos pelo CDP mostram que a iniciativa gerou uma economia de 6,4%, comparando os cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2017, quando o consumo diário era de 390 mil litros de água - aproximadamente 363L por preso - , e diminuiu para 365 mil litros, o que atualmente equivale a cerca de 226L por custodiado.

Para colocar em prática o processo de absorção de água da chuva, o CDP fez a aquisição de cinco caixas d'água de 5 mil litros cada, as quais foram instaladas entre os pavilhões de convívio e cozinha, e com a mão de obra de sentenciados nos serviços de construção civil e alvenaria, os quais, por meio do trabalho, são beneficiados com a remição de pena, além de serem remunerados pelo trabalho.

Além do sistema de captação de água, também foi implantado um projeto de Redução de Energia Elétrica, o qual também tem trazido economicidade para o ambiente penal, cujos resultados avaliados constaram que o consumo mensal em kWh inerente a abril de 2014 a abril de 2019 registrou uma redução de aproximados 54% de economia nas faturas de energia elétrica, tendo em vista que o consumo de energia era de 83.700,00 kWh e diminuiu para 38.353,00 kWh.

Já o Centro de Ressocialização (CR) de Rio Claro tem motivado os reeducandos a praticar a solidariedade, juntando tampinhas de garrafas PET. A atitude visa favorecer a campanha “Tampinhas do Bem”, criada pelo município para arrecadar plásticos que serão trocados por cadeiras de rodas.

A Penitenciária Odete Leite de Campos Critter, Hortolândia II, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, por meio de uma parceria com a prefeitura de Campinas, recebeu 100 mudas de árvores de diversas espécies, doadas pelo Viveiro Municipal. Elas revitalizaram o paisagismo dos entornos da unidade prisional.

Já a Penitenciária Nelson Vieira de Guareí realiza o projeto “Renova”, em parceria com a prefeitura, que revitaliza uma área antes degradada ao redor da unidade prisional, para implantação de uma horta, além de plantas frutíferas e nativas e descompressão, promovendo com isso a interação do homem/natureza, visando buscar um bem-estar comum melhorando o ambiente de trabalho e estimulando uma consciência sustentável. Por meio desse projeto, todos os restos vegetais como casca de ovos e borra de café, produzidos na unidade, da cozinha dos sentenciados à copa dos funcionários são reaproveitados juntamente com todo material produzido através da roçagem do capim, no qual passa por um processo de compostagem que dura seis meses sendo transformado em adubo orgânico.