Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/06/21 | Caio Daniel – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandas participam de projeto sobre segurança no trabalho

Atividade educacional tem como foco a conscientização sobre os cuidados com a saúde funcional em oficinas de produção dentro da penitenciária

Durante o mês de maio, a Diretoria de Trabalho e Educação da Penitenciária Feminina Sant’Ana (PFS), na zona norte da Capital, promoveu entre as reeducandas o projeto “Acidente?! Comigo não!”, sobre segurança e saúde no trabalho. O estabelecimento penal é subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O objetivo, de acordo com as organizadoras, foi conscientizar as reclusas que trabalham nas oficinas da penitenciária, por meio de vídeos educativos e orientações, sobre os principais riscos de acidentes no ambiente funcional. “Nosso intuito foi ensinar as reeducandas sobre como identificar possíveis riscos no espaço de trabalho, visando a preservação do principal instrumento, que é o corpo delas”, explica Raquel Ferreira, diretora do Núcleo de Educação da PFS.

A proposta do projeto também foi debater, em pequenos grupos, sobre os riscos existentes dentro de cada empresa e como solucionar a situação. “Os vídeos exibidos elencavam a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os principais riscos (ergonômicos e químicos) que podem ocorrer nas empresas em que elas estão inseridas. Nossa intenção é que as presas consigam identificá-los e se previnam”, ensina Ana Paula Santana, uma das organizadoras da atividade.

Durante todas as atividades desenvolvidas pela equipe de educação da penitenciária, servidores e reeducandas não deixaram de lado os cuidados na prevenção contra a Covid-19, com o uso obrigatório de máscaras e distanciamento social.

Concurso de cartazes

Para fixar o conteúdo na mente, a unidade prisional organizou um concurso de cartazes entre as presas. As participantes deveriam ilustrar, com desenhos e recortes, situações no dia a dia que pudessem prejudicar a integridade física das trabalhadoras, como o não uso dos itens de proteção, por exemplo.

O material foi exposto no setor administrativo da penitenciária para votação da peça com melhor produção e criatividade. As vencedoras receberão brindes como premiação.

Trabalho e reintegração social

Importante ferramenta para a reintegração à sociedade é o aprendizado de uma nova profissão. Na PFS, as sentenciadas aprendem corte e costura, montagem de brinquedos e de tomadas, fazem a produção de sacolas personalizadas e até se tornam metalúrgicas.

Além disso, a unidade penal oferece trabalhos para limpeza e conservação do prédio, pequenas tarefas administrativas, como apoio no almoxarifado e horticultura, que servem como laborterapia. O trabalho garante salário e a diminuição da pena: a cada três dias trabalhados, um é remido da condenação.

aasassa
Topo