20/08/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Maquete é construída para auxiliar na segurança de unidade prisional

Objeto serve como peça de estudos e planejamentos na Penitenciária de Parelheiros

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

Maquete da penitenciária foi construída em três meses

A Penitenciária de Parelheiros ganhou uma versão em miniatura de seu edifício. A maquete “Penpa”, como é chamada na unidade, foi idealizada e construída pelo diretor de Serviço do Núcleo de Escolta e Vigilância, Alexandre Martins de Siqueira, com a finalidade de orientar novos servidores e autoridades judiciais sobre a dimensão e as dificuldades físicas e visuais do estabelecimento prisional e, ainda, servir como instrumento de planejamento tático, em caso de ocorrências que necessitem da entrada de uma equipe especializada.

“A ideia surgiu do incentivo de uma gestão atuante perante os anseios dos servidores desta unidade prisional, onde os ideias e propósitos são respeitados e incentivados a fim de melhorar o desempenho dos trabalhos, de forma a não agredir o meio ambiente e a integridade física de funcionários e reeducandos”, comentou Siqueira.

A maquete foi confeccionada em três meses, a partir de materiais como placas de isopor e PVC, caixas vazias de medicamentos, grama artificial, lâmpadas de LED. “A escolha do grau de detalhamento, materiais, cores e texturas obedecem a realidade do projeto arquitetônico da penitenciária”, explica o diretor do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciária do presídio, Rogério Pereira Chelest Miras. “A identificação das celas, quantidade de portões, caixas de inspeção de energia e esgoto, entre outros, possibilita o planejamento de ações dentro da unidade”, completou.

Siqueira pretende ainda construir uma segunda maquete para ser anexada a essa, onde será retratada a área externa da muralha até a cerca, o que inclui portaria, subportaria, estacionamento, administração e outros setores.