Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/05/21 | Mariana Amud – Coremetro  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

CDPs Pinheiros III e IV recebem treinamento realizado pelo Imesc

Ação pode gerar economia aos cofres públicos

Servidores dos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Pinheiros III e IV passaram pelo primeiro treinamento promovido pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) no último dia 12. Os estabelecimentos penais localizados na zona oeste da capital paulista são subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Em cerca de três horas, os instrutores orientaram cinco funcionários dos setores de saúde dos CDPs para atuação na coleta de material biológico dos reclusos. O procedimento também inclui o preenchimento de questionário respondido pelos presos, identificação e acondicionamento do material recolhido, que é encaminhado ao Imesc para análise.

Todas as etapas deste processo são utilizadas para a realização de perícias de investigação de vínculos genéticos (DNA), procedimento antes realizado integralmente pelo instituto. Com a instrução dos servidores da SAP nessa área, será possível gerar economia aos cofres públicos, evitando o deslocamento de custodiados e permitindo que servidores, antes responsáveis pela escolta dos presos, possam desenvolver outros trabalhos.

Para a Diretora de Saúde do CDP Pinheiros III, Tatiana de Oliveira, o treinamento possibilitou que conhecesse um novo meio de coleta, com suas particularidades e especificidades. “Conseguimos aprender e entender a importância dessa coleta e porquê tanto cuidado em sua realização. Ela é realizada para um objetivo importante e necessário e, por mais que esteja vinculado à nossa secretaria, não tínhamos o entendimento de sua complexidade”, ressaltou ela.

Os materiais utilizados nos procedimentos e as análises coletadas continuarão sendo fornecidos e realizados pelo Imesc, que também acompanhará a primeira prática feita pelos servidores do CDP Pinheiros IV, no dia 24 de maio.

aasassa
Topo