Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/05/21 | Amanda de Oliveira - CRC  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Reeducandas do CR de Rio Claro produzem toucas de lã para pessoas com câncer

Unidade prisional possui uma oficina de perucas em parceria com o grupo Mais Vida

Mulheres encarceradas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Claro confeccionaram 51 toucas de lã que foram doadas para crianças e adultos com câncer, que fazem parte da Rede de Combate ao Câncer e ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC). A doação ocorreu no dia 4.

A unidade prisional conta com a Oficina de Peruca Laura Sales da Costa, desenvolvida em parceria com a União dos Amigos de Rio Claro e do Grupo Mais Vida (Udam). Atualmente, há seis sentenciadas no voluntariado. A oficina, que fabrica perucas de cabelos naturais para pacientes oncológicos e pessoas portadoras de doenças autoimunes, como a alopecia, também produz toucas de crochê, tricô e planeja confeccionar pequenas almofadas, que serão destinadas a asilos e crianças hospitalizadas.

Segundo a diretora do CR, Gisele Brighenti, os trabalhos desenvolvidos também visam o preparo das reeducandas para a vida em liberdade. “Além da ação social, o projeto tem como objetivo também a ressocialização da mulher privada de liberdade, dando novas oportunidades e novos conhecimentos, preparando-as para a convivência social”, diz a gestora.

Uma das voluntárias no projeto se sente grata por poder participar de uma ação tão bonita. Com previsão para sair do sistema prisional em março de 2026, ela diz que tinha um sonho de fazer algo por alguém e que vai aproveitar o tempo de reclusão para beneficiar o próximo.

“Eu estou me sentindo realizada por fazer parte de um projeto tão bonito. Era um sonho que está se realizando agora. Hoje, eu posso fazer algo por crianças e pessoas doentes. Não imaginava que na prisão eu teria essa oportunidade e vou aproveitá-la enquanto estiver aqui”, encerra a custodiada.

aasassa
Topo