Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

21/05/21 | Daisyane Mendes - Corevali  |  Compartilhe Facebook      Twitter      Whatsapp      Linkedin      Enviar por e-mail

Vacinação contra a Covid-19 arrecada alimentos em presídios da Corevali

Generosidade dos servidores que foram imunizados ajudou diversas organizações assistenciais

Servidores que trabalham na linha de frente das unidades prisionais da região do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Baixada Santista receberam a vacina contra Covid-19. A imunização, que ocorreu nos meses de abril (primeira dose) e maio (segunda dose), foi marcada pela solidariedade entre os colaboradores dos estabelecimentos penais. Para celebrar a chegada do imunizante, as penitenciárias organizaram uma grande campanha para arrecadar alimentos para instituições carentes.

Entre as unidades prisionais mobilizadas na ação solidária, estão o Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté, o CDP de Suzano, as Penitenciárias Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” e Feminina II de Tremembé, a Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” e a Penitenciária II “Dr. José Augusto César Salgado” de Tremembé, a Penitenciária II de São Vicente, o CDP de Mogi das Cruzes, a Penitenciária de Registro e o Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos. Juntas, elas somaram quase 700kg em doações.

O servidor poderia doar um quilo de alimento não perecível no momento da vacinação. A campanha ocorreu durante as duas doses da vacina. Arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, café, sal, molho de tomate, farinha de trigo, fubá, e outros mantimentos foram arrecadados e distribuídos entre diversas entidades que prestam auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre as instituições beneficiadas estão organizações religiosas e fundos de solidariedade.

Foram imunizados os agentes de segurança penitenciária (ASPs), os agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs), oficiais administrativos dos presídios e os funcionários da área da saúde que atuam nos centros de reclusão.

A iniciativa foi sugerida pelo Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVIDASS). A diretora técnica de saúde do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região do Vale do Paraíba e Litoral (Corevali), Patricia Juliana de Santana Damaceno, afirma que é possível fazer da caridade uma forma de transformação de vidas, mesmo durante a pandemia. “Mesmo sabendo que estamos passando por tempos difíceis, podemos extrair o melhor de cada um neste momento. Esse é o sentimento de caridade e amor pelo próximo. Um simples gesto pode modificar a vida de alguém, de uma família, de uma comunidade. Por isso, somos eternamente gratos a cada um que participou da campanha”, afirma Patricia.

Alto Tietê é destaque na arrecadação

O CDP de Suzano, na região Alto Tietê, obteve, sozinho, 308,10kg em doações (157,25kg na primeira dose da vacina e 150,85 na segunda). A campanha no local ainda conseguiu reunir outros itens, como achocolatado, óleo de soja, extrato de tomate, biscoitos, tempero pronto, sardinha em lata, ervilha, etc.

aasassa
Topo