Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

20/05/21 | Amanda de Oliveira - CRC

Servidora comemora mais um Dia das Mães após vencer luta contra tumor

Terezinha de Jesus Almeida faz parte do sistema prisional há 11 anos e descobriu neoplasia em 2019

Todas as datas comemorativas passaram a ser vistas com um olhar especial, para Terezinha de Jesus Almeida, de 55 anos. Ela ganhou vida nova após vencer a batalha contra um tumor, motivo pelo qual passou a celebrar a vida todos os dias, ao lado de suas três filhas.

Emocionada, a servidora, que atualmente exerce o seu ofício na Penitenciária de Capela do Alto, mas está na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) há 11 anos, conta como aconteceu a descoberta de um tumor entre os olhos e o cérebro. “Foi em 2019, quando comecei a perceber que a minha visão estava múltipla e então resolvi procurar um oftalmologista. Diante do diagnóstico, fui encaminhada para um neurologista, que descobriu o tumor, cujo tamanho já podia ser comparado ao de uma laranja”, disse a servidora.

Com a possibilidade de ser maligno, os médicos alertaram a paciente sobre a necessidade e os riscos de uma cirurgia, inclusive da possibilidade de ela ficar com sequelas, como a perda da memória. No momento, Terezinha relata que a sua única preocupação era não mais poder lembrar das suas filhas, além da hipótese de morrer por causa da doença.

Inspiração

Em meio à dor, Terezinha buscou inspiração em uma personagem, a quem ela admira desde quando era criança - a Mulher Maravilha.” Ela sempre me inspirou a enfrentar os meus desafios da infância, e por causa dela, eu nunca desisti. Essa vai ser mais uma batalha”, pensava Terezinha. Além de encontrar inspiração em sua personagem favorita, a servidora, mãe, e filha, encontrou forças no acolhimento e amor que recebeu das suas descendentes, dos pais e dos colegas de trabalho, que segundo ela foram fundamentais.

Luta

A partir do momento em que descobriu a neoplasia - uma proliferação desordenada de células no organismo, que forma uma massa anormal de tecido, podendo ser benigna ou maligna - as idas ao hospital tornaram-se constantes. Após duas semanas de internação, a paciente foi submetida a uma cirurgia que durou aproximadamente 10 horas. Em seguida, veio o diagnóstico: o tumor era benigno.

Embora o resultado tenha sido o que todos almejavam, a recuperação de Terezinha foi árdua, com muitas medicações. Porém, de muitas comemorações. Há quase dois anos, as festividades passaram a ter maior relevância, pois ela comemora a vida e o presente de poder lembrar de todas as suas conquistas e do seu bem maior - as filhas, de quem ela acompanha o desenvolvimento profissional e as conquistas pessoais.

Unidades Prisionais

Mesmo em meio à pandemia, os estabelecimentos penais e a sede da região central não deixaram de comemorar o Dia das Mães. Sempre respeitando todos os protocolos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), de cada ambiente penal, tratou com carinho cada mãe. A Penitenciária Feminina de Campinas celebrou uma missa ao ar livre em homenagem às mães, com o apoio da Pastoral Carcerária. As demais unidades prisionais, por causa da pandemia, se limitaram a realizar almoços ou um café da manhã acompanhados de presentes e mensagens de incentivo.

aasassa
Topo