19/05/21 | Marcus Liborio - CRN

Exposição de uniformes no CPP II de Bauru homenageia agentes penitenciários

Para celebrar o Dia do ASP, no último dia 12, mostra exibe a vestimenta de servidores ao longo dos anos

Com o intuito de homenagear e resgatar a história vivenciada por agentes de Segurança Penitenciária (ASPs), cuja profissão é celebrada todo dia 12 de maio, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna” de Bauru preparou uma exposição de uniformes utilizados pelos funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ao longo dos anos.

A mostra, montada no hall de entrada do setor administrativo da unidade, reúne sete modelos diferentes de camisas e camisetas, que retratam fases entre as décadas de 1970 até o ano de 2018.

HISTÓRIA

A ideia de montar a exposição surgiu de uma conversa informal entre o diretor do CPP II de Bauru, Fernando Henrique de Melo Santana; o diretor do Centro de Segurança e Disciplina da unidade, Flávio André Ferreira Ojas; e o ASP Renato Venturini.

Um dos objetivos da mostra, inclusive, é apresentar um pouco da história dos agentes aos visitantes. “Nós recebemos visitas de muitas pessoas, como advogados, oficiais de justiça, juízes, policiais, colegas de trabalho de outros presídios”, elenca Santana.

Para o diretor, é relevante que a população conheça a biografia dos agentes penitenciários. “Uma categoria que evoluiu ao longo dos anos. Uma Secretaria que trabalha para fazer com que os sentenciados saiam do sistema prisional melhores do que entraram e sem a pretensão de reincidir no crime”, finaliza Santana.

UNIFORMES

A exposição conta com sete tipos de uniformes: camisas sociais azul e branca; camisetas polo branca e cinza; outro modelo de camiseta polo branca; além de camisetas polo preta e azul-marinho.

Colaboraram com a mostra, ofertando uniformes, as agentes Deize Cardoso do Carmo Filha, Lúcia Helena Alves Matheus, Ariana Janine Fazio Ricci e Andréia dos Rios.

DIA DA ENFERMAGEM

Também no dia 12 de maio, é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem, profissional presente no dia a dia dos presídios e que teve a sua importância reafirmada no combate à pandemia de Covid-19.

“O olhar humano unido ao olhar técnico no mesmo profissional. Assim são os profissionais de enfermagem, que atuam na linha de frente em unidades prisionais. Vivem a sua vocação com muito trabalho, especialmente neste período tão complexo e desafiador de pandemia”, destaca a diretora do Centro Regional de Saúde da Coordenadoria da Região Noroeste, Adriana Albuquerque Amaro.