Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

11/05/21 | Veruska Almeida - GQVidass

“Vencendo o Coronavírus – Vacina e Cuidados”

Palestrante tirou dúvidas sobre vacinas, vírus e cuidados com a doença

No dia 30 de abril, o Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou uma live com a palestra “Vencendo o Coronavírus – Vacina e Cuidados” com o doutor Luís Guilherme Virgílio Fernandes, do Instituto Butantan.

No vídeo, com pouco mais de uma hora, ele explicou diversos temas que causam dúvidas na população sobre a pandemia, como as principais características sobre o Sars-Cov-2 e outros Coronavírus, como acontece a infecção da doença, as principais diferenças entre a H1N1, a funcionalidade do sistema imune e os anticorpos e as funcionalidades das vacinas hoje existentes no Brasil.

Um ponto importante da conversa foi a explicação sobre como funciona o imunizante Coronavac, que hoje corresponde a mais de 80% do total de vacina aplicada no país. Segundo Fernandes, a vacina do vírus inativado pega o vírus inteiro e destrói este vírus, para que o sistema imune possa aprender a combater a doença, mas nesta ação o Coronavírus não vai conseguir fazer nada, não vai causar nenhuma infecção no organismo.

O especialista ainda exaltou a importância de se tomar as duas doses do imunizante para se obter uma proteção completa. Ele alertou ainda sobre a importância de se manter as medidas sanitárias, mesmo após a vacinação. “É muito importante continuar usando máscara e manter o distanciamento social até que 70% da população seja vacinada, pois a vacina vai reduzir muito a chance de você pegar e vai reduzir muito a chance de você ter sintoma, mas você ainda pode infectar outra pessoa não vacinada, então a vacina não pode ser pensada como algo individual, mas como algo coletivo. A vacina é um pacto coletivo, a gente tem que trabalhar como sociedade, para conseguir vencer o Coronavírus”, ressaltou.

Ao final da palestra foram respondidas perguntas dos servidores que enviaram seus questionamentos pelo canal. É possível acessar todo o conteúdo e as respostas dadas aos funcionários no link: https://youtu.be/In8empKWSzI

Luís Guilherme Virgílio Fernandes é Mestre, Doutor e Pós-doutor (em andamento) pelo Instituto Butantan/USP – Universidade de São Paulo. Doutor pelo Instituto Pasteur de Paris e pesquisador visitante no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

aasassa
Topo