Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/05/21 | Marcus Liborio - CRN

Palestra defende a importância da vacinação e desmistifica fake news sobre a Covid-19

Debate virtual foi liderado por biotecnólogo do Instituto Butantan e reuniu servidores de presídios da região Noroeste

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiroz” de Pirajuí promoveu, no último dia 22, uma palestra virtual para discutir a importância das vacinas e desmistificar informações e notícias falsas sobre a Covid-19. Voltado aos servidores de unidades prisionais e da sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN), o debate foi ministrado pelo biotecnólogo Luís Guilherme Virgílio Fernandes, do Instituto Butantan.

Transmitido diretamente da sala do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da CRN, em Pirajuí, o evento remoto abordou, entre os temas, o novo coronavírus, H1N1, sistema imunológico e anticorpos e funcionamento das vacinas, incluindo a Coronavac - desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Presidente da Cipa da Penitenciária I de Pirajuí, Mary Aparecida Macedo Shamas destaca a importância em discutir o tema frente ao cenário de pandemia que já ceifou a vida de mais de 400 mil pessoas, somente no Brasil.

“A live abordou, ainda, a desmistificação em torno da vacinação contra a Covid-19 entre os servidores, fazendo com que eles possam levar essas informações para seus lares e entendam como funciona a vacina no organismo, entre outras dúvidas”.

Entre os assuntos abordados na palestra, também estão novas análises sobre variantes do coronavírus e o Projeto S, estudo inédito no mundo, idealizado pelo Instituto Butantan, com objetivo de avaliar o impacto e a eficácia da vacinação na redução de casos de Covid-19 e no controle da pandemia.

INTERAÇÃO

O biotecnólogo Luís Guilherme Virgílio Fernandes destacou que os servidores que acompanham a live se mostraram bastante interessados no assunto. “Pela interação seguinte à palestra, senti que o público conseguiu assimilar a mensagem e entender os conceitos mais técnicos”, frisou.

“Espera-se que, agora, munidos de mais informações, seja mais fácil combater essa onda negacionista que vem assolando o país quando o assunto é vacinação”, finaliza Virgílio.

QUEM É

Luís Guilherme Virgílio Fernandes possui bacharelado em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Araras. É mestre e doutor pelo Instituto Butantan/USP; doutor pelo Instituto Pasteur de Paris; e pesquisador visitante no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Obteve o doutorado pelo Programa Interunidades em Biotecnologia, também no Instituto Butantan. A sua tese de doutorado lhe rendeu o Prêmio Tese Destaque USP, de 2019.

Atualmente, realiza pós-doutorado no Instituto Butantan, com foco no desenvolvimento de ferramentas genéticas para obtenção de bactérias mutantes, para melhor compreensão da patogênese da leptospirose.

Desde 2011 é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

aasassa
Topo