Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

05/05/21 | Mariana Amud – Coremetro

Cuidado com as dermatites é alvo de ação com reclusos de penitenciária em Guarulhos

Equipe técnica de saúde da unidade foi responsável pela atividade preventiva

Um mutirão de saúde foi realizado com reeducandos que cumprem pena em regime fechado na Penitenciária “José Parada Neto” de Guarulhos. Realizada anualmente, a ação teve como foco a busca e o tratamento de doenças de pele na população prisional. O estabelecimento de Guarulhos é subordinado à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A partir da iniciativa desenvolvida pela equipe técnica, foi possível analisar, identificar, combater e controlar dermatites diversas, alergias, erupções, micose e escabioses, intervindo com medicamentos, quando necessário. Os casos mais graves foram registrados para avaliação e encaminhamento médico.

Toda a população carcerária em regime fechado recebeu os cuidados prestados pelos servidores, com orientações e informações de acordo com cada caso. Além dessa ação pontual, todos os presos incluídos na unidade passam por avaliação de saúde e entrevista psicossocial antes de serem encaminhados aos raios habitacionais, para que sejam identificadas necessidades.

Para a Diretora do Centro de Reintegração e Saúde da penitenciária, Maria Isabel Hamud, “esse tipo de ação tem um valor próprio por ser coletiva e abranger todos os detentos, sendo que a equipe se dirige até o pavilhão, com a colaboração dos profissionais da segurança. Além da intervenção, é uma oportunidade de orientar, cela por cela, e esclarecer sobre a importância dos cuidados de higiene pessoal”, ressaltou Maria Isabel. Apesar do foco do mutirão ter sido o cuidado com dermatites, outros casos também foram verificados e encaminhados para a enfermaria.

aasassa
Topo