27/04/21 | Comunicação - Funap    Fotos: Kelma Jucá - Corevali

Funap realiza entrevistas virtuais para contratação de monitora de sala de leitura

Iniciativa inédita garante a continuidade das atividades da Sala de Leitura do presídio e contribui com medidas de combate ao coronavírus

Para driblar as dificuldades impostas pela COVID-19 e preencher a vaga de Monitora de Sala de Leitura aberta na Penitenciária Feminina I “Santa Maria Eufrásia Pelletier” de Tremembé, a Funap, por meio de sua supervisão regional e a direção da Unidade Prisional encontraram uma forma inédita de realizar o processo seletivo: conduzir entrevistas virtuais com as candidatas.Foram selecionadas 8 reeducandas para participarem do processo de entrevista por videoconferência.

As candidatas foram avaliadas pelo supervisor regional da Funap, que analisou as competências das candidatas para desempenhar as funções de controle de entrada e retirada de livros, organização do espaço, títulos disponíveis e incentivo à leitura. A monitora selecionada recebe remuneração e remição de pena pelo trabalho.

Uma das participantes, a candidata Luciana, de 45 anos, avaliou a experiência de forma positiva: “Essa é uma novidade do mundo lá fora. Bom que aqui a gente já está agregando novas experiências”, relata.

Na avaliação do supervisor da Funap a experiência também foi considerada positiva e uma forma de dinamizar o trabalho, além de apresentar às reeducandas novas situações que elas irão encontrar no mercado de trabalho quando estiverem em liberdade, com o uso cada vez mais frequente da tecnologia.

As entrevistas aconteceram no final do mês de março e a reeducanda selecionada já está desempenhando suas atividades na Sala de Leitura da Unidade Prisional.