22/04/21 | Amanda de Oliveira - CRC

CQVidass promove campanha Vacinação Solidária na região central

Campanha começou no dia da vacinação e vai até a aplicação da 2ª dose

Mais de 4 mil servidores que atuam na linha de frente do sistema prisional da regional central receberam a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 entre os dias 5 e 8 deste mês. A vacinação ocorreu nas 39 unidades prisionais da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central, subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Nos dias de vacinação, o Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass), com o auxílio da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), aproveitou a oportunidade para promover a campanha ‘Vacinação Solidária’, oportunidade em que os vacinados puderam praticar o bem, fazendo doações de alimentos não perecíveis que serão enviados para entidades e comunidades dos municípios. Para a diretora do CQVidass, Adriana Shammass Cortado Mancilha, a ação foi um ato de gratidão em resposta à oportunidade de receber a vacina.

“O mais interessante é que mesmo os servidores sendo da linha de frente e terem direito à vacina, ocorreu um sentimento de agradecimento e eles responderam fazendo o bem a outras pessoas. Foi um ato muito solidário”, encerra a gestora.

A campanha se estenderá até a aplicação da 2ª dose, com previsão para acontecer em maio, visando auxiliar quem mais precisa neste momento de crise. A Agente de Segurança Penitenciária (ASP), Anyely Cordeiro, disse que se sentiu mais aliviada após receber a 1ª dose da vacina.

“Precisávamos nos sentir mais amparados, e a vacinação trouxe essa segurança, tanto para nossa própria proteção, quanto para proteger as pessoas que estão em contato conosco, no trabalho ou fora dele”, pontua a servidora.

As 178 unidades prisionais do estado de São Paulo foram contempladas com a vacina, com um total de 30 mil servidores imunizados. A vacina foi aplicada por profissionais de saúde que trabalham nas próprias unidades, evitando, dessa forma, que os servidores se deslocassem para a rede pública de saúde e causassem aglomerações.

Combate à Covid-19 nos presídios

A pasta atua diuturnamente na atenção à saúde dos presos e servidores, especialmente durante a pandemia. Foram distribuídas quase 6 milhões de máscaras, além da ampliação na oferta de produtos para limpeza das celas e higiene pessoal.

Todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.