13/04/21 | Manoel Valerio Neto e Carolina Maracajá - CRSC

SAP recebe doação de sulfites para auxiliar no Projeto Conexão Familiar

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) recebeu, em fevereiro deste ano, a doação de 210 mil folhas de papel sulfite para auxiliar na execução do Projeto Conexão Familiar - Fase 1 (troca de e-mails) nas 178 unidades Prisionais do Estado de São Paulo. A entrega do material foi possível por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e do Departamento de Atenção ao Egresso e Família (DAEF), em parceria com o Instituto Ação pela Paz.

O Conexão Familiar está disponível para acesso das pessoas cadastradas no rol de visitas, no site da Secretaria da Administração Penitenciária, contido na aba “Serviços” e também pode ser acessado pelos links rápidos na parte inferior do site.

No acesso, os familiares preenchem um formulário com os dados que irão auxiliar na pesquisa e confirmação da inscrição no rol de visita.

As correspondências virtuais (trocas de e-mails) são realizadas via formulário eletrônico, permitindo uma comunicação mais ágil do que por correspondência física e mesmo com a retomada gradual e controlada das visitas presenciais, elas continuam disponíveis.

Em seguida, as mensagens recebidas são impressas e encaminhadas diretamente ao reeducando (a), que responde no verso da mensagem impressa e tem sua resposta escaneada e remetida ao familiar para o e-mail indicado no formulário.

Essa plataforma foi criada para que as pessoas cadastradas no rol de visitas possam enviar mensagens diretas ao reeducando(a), em paralelo ao envio de correspondências, visando contribuir para a diminuição da angústia e tensão vivenciada pela população carcerária neste período de pandemia, de maneira rápida, direta, segura e digital, sendo que cada reeducando(a) poderá receber até duas mensagens semanais.

O Conexão Familiar - fase 1 - teve uma aderência e aceitação muito grande, com relatos emocionantes de familiares que mandam e recebem notícias aos seus familiares de forma rápida, econômica e segura a saúde dos mesmos. Desde do início do Projeto (junho/2020) foram 5.876,981 mensagens trocadas. A doação das sulfites recebidas pelo Instituto Ação pela Paz auxilia ainda mais a continuidade deste projeto inovador e relevante.

Coordenadorias de Unidades Prisionais beneficiadas e quantitativo recebido:

– COREMETRO – 60 resmas com 500 folhas,
– COREVALI – 60 resmas com 500 folhas,
– CENTRAL – 80 resmas com 500 folhas,
– NOROESTE – 100 resmas com 500 folhas,
– OESTE – 120 resmas com 500 folhas.