Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

12/04/21 | Patrícia de Freitas - CRSC

Reeducandas participam de curso de humanização na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista


A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio de parcerias, tem desenvolvido diversas atividades e projetos a fim de trazer melhorias na vida dos reeducandos, familiares e servidores da Pasta. Inteligência emocional e humanização fazem parte dessas ações.

A Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com o Instituto Casarotto, iniciou neste mês o “Programa de Humanização – Revolução das Virtudes” na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista. A unidade é a primeira contemplada para a realização do projeto.

Aproximadamente 85 reeducandas já estão realizando as atividades propostas, através de videoaulas, respeitando as normas de prevenção e contágio do coronavírus. No fim do curso de 70 horas/aula, as sentenciadas serão certificadas pelo próprio Instituto.

Revolução das Virtudes

O programa que visa fomentar uma maior humanização dentro das unidades de recolhimento do sistema prisional paulista é baseado na Revolução das Virtudes, metodologia criada e desenvolvida por Casarotto e pautada pelo estímulo da evolução e desenvolvimento dos aprisionados a partir de 33 virtudes humanas.

De acordo com estudos desenvolvidos pelo psicanalista e cientista, quando estimulado o lobo frontal nas pessoas, o que se obtém é uma diminuição do comportamento motivado pelo tronco cerebral responsável por instintos primitivos, como sobrevivência, proteção, competição e desejo. Dessa forma, cada indivíduo torna-se mais capaz de se colocar no lugar do outro e, com isso, passa a controlar melhor os institutos primitivos.

Segundo Casarotto, a iniciativa da Secretaria de Administração Penitenciária paulista é muito importante para que o todo o sistema prisional conheça e pratique a humanização. “Deixar os processos mais humanos é agir com inteligência moral, que é onde se processam as virtudes em nosso cérebro. O processo envolve desde as lideranças, os gestores do sistema prisional, mas atingirá todos os funcionários e as pessoas detidas”, afirma.

Sobre Eduardo Casarotto

Psicanalista, cientista, autor de diversos livros e compositor, Casarotto pesquisa há mais de duas décadas a área do desenvolvimento humano. Formou mais de 500 alunos em psicanálise, há mais de 20 anos ministra palestras e atua como consultor na área de RH para diversas corporações. Além de psicanalista, tem formação em gestão de recursos humanos e pós-graduação em gestão de projetos. Também é consultor em audiovisual, roteiro, arquétipos e coaching de atores.

O psicanalista e cientista se posiciona ainda como um ativista social que contribui para a evolução das virtudes humanas, seja em forma de músicas, livros, cursos, palestras ou documentários. “É preciso vencer o orgulho e nos conectarmos com o nosso próximo. Quando buscamos poder ou sucesso, a tendência é sempre procurarmos vencer os outros, no entanto, o que precisamos é cuidar um dos outros, pois somente assim teremos um mundo melhor”, conclui.

aasassa
Topo