22/07/11 | Assessoria de Imprensa - SAP

PF de Campinas realiza II Campeonato de Futsal

70 reeducandas participaram da competição

PF de Campinas realiza II Campeonato de Futsal.

As diretorias Interdisciplinar e de Educação da Penitenciária Feminina de Campinas promoveram, entre os dias 8 e 13 de julho, o II Campeonato de Futsal da unidade. Os jogos foram realizados no pátio de sol e contaram com a participação de 70 sentenciadas, divididas em dez equipes de acordo com afinidade e região. Ao final do último dia, foram distribuídas medalhes às três equipes melhores posicionadas e um kit higiene ao time vencedor, entregues pela diretora Interdisciplinar Daniela Freitas e pelo diretor de Educação Fábio Machado.

O evento, que teve sua primeira edição executada em novembro de 2010, faz parte do projeto “Campeonatos”, idealizado em julho do mesmo ano pela Diretoria do Centro de Reabilitação da unidade. Competições esportivas de modalidades como Voleibol e Futsal são realizadas com o intuito de reduzir o estresse, reforçar a autoestima, melhorar postura e mobilidade, além de promover integração entre as presas. “O esporte é saúde e qualidade de vida”, declarou a reeducanda Rafaela Priscila Costa. “Ele proporciona a todas, diversão e alegria ”, afirmou a reeducanda Lourdes Mateuzzo.

O presídio ainda apresenta uma agenda de atividades esportivas que inclui capoeira, tênis de mesa, dança hip hop, damas, entre outras. "Acredito que podemos implantar medidas auxiliares que garantam a ressocialização concreta das reeducandas”, constatou a diretora da unidade, Camila Caram. “O esporte é um instrumento benéfico que melhora as condições de aplicabilidade da sanção penal, restando a nós respeitar os valores humanos, trabalhando para a ressocialização da presa através do esporte, estudo e outras atividades", completou.

Classificação final

1° lugar: Time C - Baixada Santista
2° lugar: Time I - Capital
3° lugar: Time A - Interior