Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

06/04/21 | Amanda de Oliveira - CRC

Médica infectologista leva informação sobre a tuberculose a sentenciados do CR de Mococa

Unidade prisional realizou palestra para minimizar os impactos da doença

O Centro de Ressocialização (CR) de Mococa realizou uma palestra com o tema “Os males da tuberculose, diagnóstico e tratamento”, visando esclarecer as dúvidas dos sentenciados sobre a doença. Durante o mês de março, todos os estabelecimentos penais da Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) estão fazendo buscas ativas para evitar a sua proliferação, em parceria com a Coordenadoria de Saúde, já que o dia 24 é considerado o Dia Mundial da Tuberculose.

A palestra foi ministrada por uma médica infectologista do município a todos os sentenciados do CR que puderam sanar as suas dúvidas e conhecer mais sobre as formas de prevenção e tratamento. Todos os protocolos do Centro de Contingência do Coronavírus foram estritamente cumpridos para que a reunião acontecesse.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), o Brasil ocupa o 18º lugar, com relação a casos de tuberculose no mundo e o alto índice de infectados ocorre, por causa da população carcerária, pois a doença se desenvolve em ambientes com grande concentração populacional.

A enfermidade é considerada um sério problema de saúde pública no Brasil afetando, principalmente, as pessoas mais pobres e portadoras do vírus HIV. Embora seja uma doença grave, a tuberculose é 100% curável quando usada medicação adequada. Em casos positivos nas unidades prisionais, o encarcerado é submetido a atendimento na rede pública de saúde do município.

aasassa
Topo