24/03/21 | Eliane Borges e João Hercolino - Croeste

Unidades da Croeste comemoram Dia Internacional da Mulher

Servidoras e reeducandas foram homenageadas com palestras, mimos e ações de saúde

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, unidades subordinadas à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) realizaram homenagens para servidoras e reeducandas. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) na década de 70 e simboliza a luta histórica das mulheres por seus direitos. No começo, foram reivindicações salariais, mas hoje abrange outras bandeiras, como a luta contra o machismo e a violência contra a mulher.

Ações

Em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista levou a Dra. Fernanda Lima Ferreira de Almeida e sua equipe à unidade para realizar exames de eletrocardiograma, ecocardiograma e exames laboratoriais nas funcionárias. A ação foi seguida de um almoço especial, com entrega de mimos. As reeducandas também foram presenteadas com um total de 700 cremes condicionadores de cabelo, graças à parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) via Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), com o Instituto Recomeçar da Rede Gerando Falcões.

Também através da CIPA, o Centro de Detenção Provisória de Nova Independência reuniu as servidoras para assistir uma palestra com o tema “saúde da mulher”, ministrada pela enfermeira Liamar Aparecida Masselani, seguida de um momento de confraternização.Na Penitenciária Nestor Canoa de Mirandópolis I foi realizado um café da manhã, durante palestra sobre autoestima feminina, realizada pela psicóloga Pamela Akemi Mitsui Overa.

As servidoras da Penitenciária de Pracinha vivenciaram momentos de relaxamento durante uma dinâmica proporcionada pela fisioterapeuta Juliana Faria do Nascimento enquanto as da Penitenciária “Zwinglio Ferreira” de Presidente Venceslau I foram recebidas com um caminho de flores na entrada da unidade e uma pequena cesta de café da manhã individual.

No Centro de Ressocialização de Araçatuba, a CIPA distribuiu canetas com uma frase de incentivo às servidoras, seguido deum café da manhã para todo o corpo funcional. Os reeducandos também participaram desenvolvendo textos para as mulheres importantes de suas vidas, num projeto chamado “Mulheres que inspiram”, e concorrerão a certificações e participação em um livreto confeccionado com as 12 melhores produções.

Comemoração

Com decoração das unidades, afixação de cartazes, sorteios e entregas de lembrancinhas, participaram também das comemorações: Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste, Penitenciárias “ASP Anísio Aparecido de Oliveira” de Andradina, “ASP Adriano Aparecido de Pieri” de Dracena, “Vereador Frederico Geometti” de Lavínia I, “ASP Paulo Guimarães” de Lavínia III, “Tacyan Meneses de Lucena” de Martinópolis, “Ozias Lucio dos Santos” de Pacaembu, “Wellington Rodrigo Segura” de Prudente, Penitenciária de Assis, Caiuá, Junqueirópolis, Lucélia, Osvaldo Cruz, Riolândia, Paraguaçu Paulista e Tupi PaulistaMasculino. Participou também o CDP “TácioAparecido de Santana” de Caiuá, CDP de Lavínia e CDP I e II de Pacaembu. O CR “ASP Glaucio Reinaldo Mendes Pereira” de Prudente, CRP “Dr. José Ismael Pedrosa” de Bernardes, CPP de Pacaembu e de Valparaíso.