17/03/21 | Mariana Amud – Coremetro

Servidoras e presas celebram o Dia Internacional da Mulher na Coremetro

Data foi marcada por diferentes homenagens

Diversas ações marcaram o Dia Internacional da Mulher nos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro). As atividades tiveram como objetivo reconhecer e, de maneira singela, agradecer o trabalho das servidoras da regional, subordinada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Entre a entrega de bombons e de mensagens de valorização, as mulheres também foram recebidas com informação, conscientização e cuidado. Na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros, por exemplo, foi realizada uma palestra com a enfermeira Karian da Silva abordando o tema câncer de mama. O efetivo feminino do CDP “ASP Vanda Rita Brito do Rego” de Osasco II foi prestigiado com seus nomes entre frases e textos que enfatizaram a importância de cada mulher.

Pensando no bem-estar e na saúde das funcionárias da SAP, no CDP de Santo André a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a direção geral da unidade elaboraram kits individuais e nominais contendo um frasco de álcool em gel, um bombom e uma mensagem, focando no cuidado e prevenção à Covid-19, sem esquecer do carinho com as mulheres.

Reconhecimento

Na Penitenciária “José Parada Neto” de Guarulhos, além das servidoras, as professoras da escola vinculadora E.E. “Francisco Antunes Filho” também foram presenteadas. Com o apoio da escola vinculadora do CDP Pinheiros III, reeducandos e, reeducandas transexuais, fizeram cartazes e marcadores de livro com poemas autorais distribuídos ao corpo funcional feminino.

Na Penitenciária Feminina da Capital (PFC), a direção geral mostrou criatividade ao adaptar a expressão “bela, recatada e do lar” para “belas, concursadas e conscientes” como parte do dia especial das colaboradoras. As homenageadas também ganharam máscaras e um recipiente de álcool em gel em formato de chaveiro para se manterem seguras.

Convite para reflexão

Com a unidade prisional toda decorada, o Centro de Progressão Penitenciária Feminino de São Miguel Paulista distribuiu marcadores de página e doces às servidoras. As reeducandas fizeram parte das homenagens e ganharam conjuntos com lápis, borracha, apontador e bloco de notas, como estímulo à escrita e à criatividade. A psicóloga do CPP promoveu uma dinâmica com as reclusas e uma roda de conversa.

Na ação, visando o valor pessoal de cada mulher, uma caixa com um espelho dentro foi passada ao grupo. Ao receberem e abrirem o objeto, as reeducandas falavam uma qualidade da pessoa que viam no espelho, no caso, elas mesmas. Segundo a direção, a atividade provocou reflexões, autoconhecimento e o compartilhamento de sentimentos.

Unidades que fizeram ações

- CDP Osasco II