Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

09/03/21 | Marcus Liborio – CRN

CR de Ourinhos promove ações contra a tuberculose

Projeto voltado para funcionários e presos do Centro de Ressocialização foca na prevenção e combate à doença

O Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos realizou, no dia 26 de fevereiro, ações de prevenção e combate à tuberculose. Voltadas para os reeducandos e servidores, as atividades foram promovidas pelos setores de Saúde e Educação da unidade prisional, com auxílio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Para os presos, houve a entrega de canecas educativas do projeto “Prisões Livres de Tuberculose”, ação realizada nos presídios do estado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Eles também participaram de uma palestra e assistiram vídeo do médico Drauzio Varella sobre prevenção à doença, destaca a diretora do Centro de Ressocialização, Adriana Silene Logerfo Puglerino.

“Houve, ainda, uma apresentação teatral elaborada e apresentada pelos internos do regime semiaberto, enfatizando a tuberculose no sistema prisional”, complementa Puglerino.

TESTAGEM

Segundo a diretora, o estabelecimento penal iniciou, na terça-feira (2), um trabalho de coleta de sangue dos presos para a realização de exames de detecção de tuberculose.

A testagem ocorre em parceria com a Prefeitura de Ourinhos, que irá bancar o procedimento em um laboratório particular da cidade. Ao todo, 25 reeducandos serão submetidos aos testes.

Já os funcionários receberam canetas, blocos de anotações, agendas e pranchetas educativas do projeto.

O QUE É?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, por meio de contato próximo com pessoas infectadas. Os sintomas podem evoluir de forma lenta: tosse por mais de três semanas, com ou sem produção de catarro, febre moderada, sudorese noturna, cansaço excessivo, perda de apetite e emagrecimento acentuado.

aasassa
Topo