Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/03/21 | Marcus Liborio - CRN

Presídios seguem no combate à dengue

Além de evitar focos do Aedes aegypti, ações buscam também amenizar sobrecarga na saúde em meio à pandemia

Em meio à pandemia do Coronavírus, os presídios seguem com o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. As intervenções, realizadas o ano todo, ganharam mais importância diante da crise sanitária atual, pois buscam evitar uma explosão de casos de dengue entre presos e servidores e, consequente, sobrecarga da rede pública de saúde, que continua saturada em termos de ocupação para tratamento da Covid-19.

Para tanto, as 44 unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) promovem ações diárias, que vão desde atividades educativas até uma força-tarefa para manter os ambientes limpos e livres de focos do mosquito.

MUTIRÃO

Entre as intervenções de combate e prevenção à dengue realizadas pelos estabelecimentos penais, estão a distribuição de materiais pedagógicos e mutirão de limpeza para coleta de entulhos, capinação, inspeção em banheiros, grelhas, ralos, pias e calhas. Bandejas de geladeiras e bebedouros também passam por vistorias.

Na área externa dos presídios, a equipe inspeciona os barracões, sanitários, setor de manutenção, entre outros. Materiais que possam acumular água e servir como criadouro do Aedes aegypti são recolhidos e dada a destinação correta. É promovida, ainda, dedetização semestral, intercalando com reforço a cada três meses.

Embora vários municípios já tenham registros de dengue em 2021, nenhum caso foi contabilizado na população carcerária da Região Noroeste, até o momento.

BRIGADA

As ações de prevenção à dengue nas unidades prisionais são realizadas, geralmente, pela “Brigada Contra o Mosquito Aedes Aegypti” – frente de trabalho criada em 2016 para atuar em todos os presídios do Estado -, com apoio do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da CRN e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

aasassa
Topo