Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

02/03/21 | Marcus Liborio – CRN

CR de Avaré promove ações contra a tuberculose

Projeto voltado para funcionários e presos do Centro de Ressocialização foca na prevenção e combate à doença

O Centro de Ressocialização (CR) “Dr. Mauro de Macedo” de Avaré realizou, no mês de fevereiro, ações de prevenção e combate à tuberculose. Voltada para os presos e servidores, as atividades foram promovidas pelos setores de Saúde e Educação da unidade prisional, com auxílio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

Para os internos, houve a entrega de canecas educativas do projeto “Prisões Livres de Tuberculose”, ação realizada nos presídios do estado em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Eles também assistiram a um vídeo do médico Drauzio Varella sobre prevenção à doença.

Já os servidores receberam canetas, blocos de anotações, agendas e pranchetas educativas do projeto, conforme detalha o diretor do Centro de Ressocialização, Luiz Gusthavo Melchior.

“Conhecimento é a base para prevenção e identificação de sintomas, e o material distribuído proporciona esse conhecimento de forma objetiva, com ilustrações e linguagem simples”, aponta.

O QUE É?

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões. É transmitida pelo ar, por meio de contato próximo com pessoas infectadas. Os sintomas podem evoluir de forma lenta: tosse por mais de três semanas, com ou sem produção de catarro, febre moderada, sudorese noturna, cansaço excessivo, perda de apetite e emagrecimento acentuado.

aasassa
Topo