24/02/21 | Eliane Borges e João Hercolino – Croeste

CDP de Caiuá realiza intercâmbio com servidores de Tocantins

No encontro, houve trocas de conhecimentos na área de Cinotecnia, operações táticas com cães e intervenção prisional

De 1º a 5 de fevereiro, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá recebeu servidores do Núcleo de Operações com Cães (NOC) do sistema prisional do Tocantins. Eles são subordinados à Secretaria da Cidadania e Justiça daquele Estado e vieram buscar aprimoramento de técnicas e auxílio na implantação de um canil central para atender diversos tipos de ocorrências do sistema prisional tocantinense, como também apoiar a segurança pública.

Os visitantes conheceram de perto as edificações carcerárias do CDP, o canil, a automação e mecanização das portas das celas e as melhorias estruturais inovadoras implantadas no interior da unidade, que oferecem elevado nível de segurança aos detentos e Agentes Penitenciários. Durante a visita, os tocantinenses puderam adquirir conhecimentos na área da Cinotecnia, operações com cães utilizados em intervenção e faro, além de informações táticas aplicadas na rotina do estabelecimento prisional pelos profissionais operacionais da Célula de Intervenção Rápida (CIR).

INTERAÇÃO

No dia 4, os servidores do CDP levaram a equipe do NOC para conhecer o 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de Presidente Prudente, onde participaram de simulações na área Operacional de Cão Policial, demonstrando ações de risco como revistas em celas, remoção interna de presos, combate a movimentos de indisciplina e técnicas preventivas relacionadas à área de segurança.

Aos visitantes foram ministrados vários cursos pelo Comandante da Célula de Intervenção Rápida e Diretor de Divisão do Centro de Escolta e Vigilância Penitenciaria, Rafael Feitoza Message, pelo responsável técnico do canil, Marcos Vinicius de Moraes Hondo, e pelo 1º Sargento PM Joel de Godoi Bueno Júnior (8º BAEP).

“O conhecimento dos sistemas daqui futuramente multiplicaremos aos servidores de Tocantins, pois aprimoraram ainda mais nossas práticas de intervenção e auxiliaram em nosso objetivo principal que é a implantação do canil”, explicou o coordenador do NOC, Abraão Rezende Valença. Ele agradeceu o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Restivo, o Secretário da Cidadania e Justiça do Tocantins, Heber Luís Fidelis, o Comandante do Baep, Major Marcelo Moura e demais envolvidos.

Participaram e auxiliaram nos treinamentos as penitenciárias de Caiuá, Andradina, PI e PII de Presidente Venceslau, Marabá Paulista, CDP de Nova Independência e o Centro de Ressocialização Penitenciária (CR) de Presidente Bernardes.