Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/02/21 | Amanda de Oliveira - CRC

P1 de Sorocaba faz testagem em massa para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Mais de 600 exames de HIV, sífilis e hepatite B e C foram realizados em presos que cumprem pena nos regimes semiaberto e fechado

A Penitenciária Dr. Danilo Pinheiro, Sorocaba I, realizou uma busca ativa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em parceria com a prefeitura local, em sentenciados dos regimes semiaberto e fechado. O objetivo foi proporcionar um melhor atendimento aos presos que apresentaram resultados positivos.

Os testes de hepatite B e C, HIV e sífilis foram fornecidos pela Vigilância Epidemiológica, sendo realizados em duas etapas. Foram colhidos materiais de 157 presos para a realização de 628 exames. As testagens são feitas apenas em quem aceita. O resultado sai na hora: 12 testaram positivo para sífilis – o equivalente a 7,64% dos testados.

O diretor de Saúde da unidade prisional, Paulo Sérgio Alves da Silva, disse que a busca incessante pela boa saúde do reeducando acontece devido aos dados alarmantes em nível mundial no aumento expressivo das ISTs.

A ação acontece a cada seis meses, mas quando ocorrem situações de emergência pode ser realizado a qualquer momento. Nos casos positivos, são feitos exames VDRL e FTA-ABS para a confirmação dos diagnósticos e os pacientes são acompanhados pela equipe de Saúde da unidade prisional.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s)

Hepatites B e C - são inflamações no fígado causadas por vírus e constituem um grave problema de saúde pública no mundo. Elas costumam ser silenciosas e acabam sendo descobertas quando a doença já está muito evoluída, com cirrose ou até com câncer de fígado (hepatocarcinoma). A hepatite B é transmitida pelo esperma e secreção vaginal (via sexual) e pelo contato com sangue (via parenteral, percutânea e vertical).

A transmissão do vírus da hepatite C ocorre, principalmente, pelo contato com sangue (por via parenteral). A transmissão sexual é pouco frequente, ocorrendo principalmente em pessoas com múltiplos parceiros e com práticas sexuais de risco (sem uso de preservativo).

HIV - sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Sífilis - É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. Pode ser transmitida por relação sexual sem proteção com uma pessoa infectada, ou para a criança durante a gestação ou parto.

aasassa
Topo