Texto normalContraste normalAumentar contrasteAumentar textoDiminuir texto Ir para o conteúdo

24/02/21 | Amanda de Oliveira - CRC

Curso de Inteligência Emocional é aplicado no CR de Limeira e no CDP de Jundiaí

Aulas são ministradas duas vezes por semana e fazem parte do plano de ressocialização da SAP

O grupo International Youth Fellowship (IYF), em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), tem aplicado cursos de Inteligência Emocional em unidades prisionais subordinadas à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC). O intuito é preparar os apenados para a ressocialização.

Depois de ministrar palestras no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Profº Ataliba Nogueira, atualmente o grupo formado por coreanos tem realizado o programa no Centro de Ressocialização (CR) de Limeira e no Centro de Detenção Provisória (CDP) Marco Antônio Alves Bezerra, de Jundiaí.

Os módulos tiveram início em novembro de 2020. Os treinamentos acontecem por meio de videoaulas e um sentenciado que, sob supervisão de servidores, monitora os demais participantes. As aulas duram cerca de 1h30, totalizando 12 horas de capacitação e ocorrem duas vezes por semana.

Em Limeira, 50 reeducandos estão participando das reuniões, que acontecem em duas turmas.

“No Curso de Educação Emocional percebi que as principais dificuldades que encontrei durante boa parte da minha vida poderiam ser resolvidas de forma diferente, pois o curso mudou a forma de me relacionar melhor e enfrentar os desafios do dia a dia, com uma mente mais focada, um coração forte e uma boa comunicação, buscando me superar e adquirir mais conhecimentos”, afirma um dos alunos.

Já outro participante, também do CR, compartilha suas experiências falando sobre os efeitos do curso em sua vida pessoal. “Aprendi como caímos nas armadilhas da mente, que podem bloquear nossa inteligência. Desenvolvi a capacidade de estimular a arte de pensar, a criatividade e saúde psíquica, reconhecer meus erros e não ter medo de enfrentá-los, de correr riscos e não cair na armadilha do conformismo”.

Um dos detentos do CDP de Jundiaí gostou mais da 5ª palestra do módulo por falar sobre assuntos como uma vida bem-sucedida, felicidade, sucesso e autorresponsabilidade. Para ele, o curso está preparando-o emocionalmente para diversas situações em sua vida.

“Além da nova experiência que eu estou tendo, o meu coração está mais forte e eu estou conseguindo me relacionar melhor com as pessoas e estou aprendendo me responsabilizar pelos meus atos”, concluiu o participante.

O programa de Inteligência Emocional leva a reflexões sobre as ações de cada indivíduo, por meio de assuntos discutidos nas aulas, ensinando a importância e a causa do porquê a mente flui em direção ao crime, para orientar a ter uma vida correta e feliz, aprendendo a se controlar e a se assimilar com a família e a sociedade.

aasassa
Topo