08/08/12 | Mariana Morimura - Assessoria de Imprensa - SAP

Projeto Feira do Livro da PI de Reginópolis estimula a leitura

Obras de diversos autores foram expostas na Semana Cultural da penitenciária

Clique para ver mais fotos

Clique para ver mais

A feira de livros reuniu 340 reeducandos da PI de Reginópolis

A Penitenciária “Ten. PM José Alfredo Cintra Borin’” (PI) de Reginópolis promoveu a Terceira Semana Cultural na unidade, entre os dias 01 e 06/07. O evento ocorreu em virtude do projeto Feira do Livro, que visa despertar o hábito da leitura nos reeducandos e aproximá-los da biblioteca local.

Cerca de 340 presos circularam entre as bancadas onde as obras ficaram expostas. Foram efetuados 145 empréstimos – um aumento de 110% nos empréstimos da biblioteca. Funcionários da PI e autoridades de outros presídios e da Funap também prestigiaram o evento.

A Semana Cultural abordou a “Identidade”, tema proposto pela Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap). Os alunos da escola da penitenciária participaram do projeto pré-feira “Identifique-se”, no qual cada um contou sua história. Cinco salas de aula foram utilizadas para desenvolver diferentes atividades: jogos, cinema, construção literária e artística, música e exposição de livros.

“Acreditamos que todos os esforços direcionados à educação não são em vão. A leitura proporciona ao indivíduo condições de uma melhor interpretação da própria vida, contribuindo para formação pessoal, social, acadêmica, moral e ética, além de torná-lo formador de opinião e permiti-lo viajar, mesmo preso, pelo mundo do saber”, explica a diretora da PI, Edenir Isabel Ferreira Nogueira. Ela ainda cita uma frase de Mário Quintana para resumir a importância da relação entre o homem e a leitura: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”.