17/02/21 | Patrícia Lucas de Freitas – CRSC

Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania completa 12 anos

Divisão da SAP é referência no Estado de São Paulo e entre os demais entes da federação

Neste ano a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) completou 12 anos de existência, após ser criada na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) por meio do decreto nº 54.025 de 16 de fevereiro de 2009. Nesses doze anos de história houve muitas conquistas, reconhecimentos e premiações, com muito trabalho, dedicação e empenho das equipes da CRSC. Hoje, além da estrutura da sede na Cidade de São Paulo, possui espalhadas pelo interior do estado e litoral, 86 Unidades de penas e medidas alternativas, 48 unidades de atenção ao egresso e família, cinco Células de Referências Técnicas, além de atuar de forma intensa nas unidades prisionais.

A Coordenadoria tornou-se referência em Reintegração Social no Estado de São Paulo e entre os demais entes da federação, por meio dos resultados exitosos dos seus projetos, o último grande Projeto de destaque foi o “Conexão Familiar”, desenvolvido pelo Departamento de Atenção ao Egresso e Família.

O ano atípico de 2020, com a pandemia do Covid-19, motivou a CRSC a criar um novo método de trabalho a fim de preservar e manter o vínculo afetivo entre as pessoas privadas de liberdade e seus familiares, através de correspondências e visitas virtuais e a retomada gradual e controlada das visitas presenciais. Além do Conexão Familiar, as Unidades de Atendimento mantêm uma campanha desde o inicio da pandemia, de doações de alimentos e materiais de higiene para os atendidos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Com todas as dificuldades comuns a qualquer organização, mas sempre com visão inovadora e a perspectiva de “buscar mais”, os números alcançados pelos programas são o espelho do crescimento constante ano após ano e do desdobramento do corpo funcional para manter a “engrenagem” funcionando de forma eficaz.

Entre estes números, estão os mais de 205 mil cadastrados no Programa de Penas e Medidas Alternativas e mais de 1, 6 milhão de atendimentos do Programa de Atenção ao Egresso e Família. As Jornadas de Cidadania e Empregabilidade já realizaram mais de 2,5 milhões atendimentos dentro das Unidades Prisionais. Mais de 340 mil atendimentos psicossociais às pessoas presas. Estes números e muitos outros sobre os trabalhos realizados através da Coordenadoria podem ser consultados aqui (dados em pdf no email).

A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da CRSC, agradece e parabeniza todos os servidores, estagiários, instituições e pessoas parceiras que fizeram e fazem parte dessa grande conquista!